Pesquisa e Inovação

Simpósio Zebrafish: iniciativa da UPF ganha o país

31/10/2017

13:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na ultima semana, Botucatu, em São Paulo, recebeu o IV Simpósio Zebrafish como modelo animal de pesquisa. Idealizado pelo professor Leonardo José Gil Barcellos e consolidado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio da vice-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp), o evento tem reunido cada vez mais pesquisadores e em 2018 será realizado em Natal, Rio Grande do Norte.

Segundo Barcellos, o Simpósio é o único evento que reúne pesquisadores que utilizam o zebrafish. Ele destaca que a consolidação acontece pela importância do tema central, pela qualidade dos trabalhos apresentados e pela credibilidade dos palestrantes convidados. “Começamos em 2014 aproveitando a visita de alguns colegas à UPF. O evento de 2014, de caráter regional, foi um sucesso, o que nos motivou para em 2015 fazermos um grande encontro, com pesquisadores e estudantes de todo o país. Ano passado consolidamos nossas ações levando a terceira edição para a PUC e, esse ano, a realização do IV Simpósio em Botucatu, São Paulo, consolida a abrangência nacional do nosso evento. A UPF tem assumido esse protagonismo ao longo dos anos com diversos congressos e seminários. O Simpósio é mais uma prova da nossa grandiosidade”, ressaltou.

No encontro ocorrido em São Paulo, a programação contou com um resgate histórico e perspectivas, apresentados pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos. Entre as palestras ministradas estiveram a conferência de abertura ministrada pela Profa. Dra. Marie Akimenko, da University of Ottawa, Canadá. Da mesma universidade, o Prof. Dr. Marc Ekker também ministrou conferência. A programação seguiu o formato do II Simpósio, por meio de painéis institucionais das seguintes universidades: UNESP, UFRN, PUCRS, UFRGS, UPF, UnB, UEM, USP, UFPB, UNICAMP e UFRJ. O evento ainda contou com diversas palestras técnicas promovidas pelos patrocinadores.

No painel institucional da UPF, foram apresentadas as mais recentes e importantes publicações combinadas na palestra “Efeitos de contaminantes ambientais sobre o comportamento dos peixes”.