Pesquisa e Inovação

Programa de Pós-Graduação em Agronomia inscreve para cursos de mestrado e doutorado

27/10/2017

14:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) está com inscrições abertas para o processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, para ingresso em 2018.

As inscrições devem ser realizadas até às 17h do dia 17 de novembro, no endereço eletrônico upf.br/pos, link “Inscrições”. Podem candidatar-se aos cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia os portadores de diploma de curso de graduação na área de ciências agrárias, biológicas ou áreas afins às linhas de pesquisa do Programa. A efetivação da inscrição ocorrerá mediante a entrega de documentação, disponível no edital que rege o processo seletivo, disponível no site da UPF.

O PPGAgro
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia volta-se à formação qualificada de recursos humanos para o mercado acadêmico e não acadêmico, com vistas ao estímulo ao desenvolvimento da pesquisa científica, tecnologia e inovação na área de Agronomia. O Programa conta com cinco linhas de pesquisa.

A primeira delas é Biotecnologia e Recursos Genéticos. Nessa linha, são implementadas ações de pesquisa em engenharia genética, técnicas citomoleculares e de hibridização in situ, cultura de tecidos, prospecção e caracterização, avaliação de germoplasma de plantas hortícolas, forrageiras, frutíferas, florestais, cereais e oleaginosas anuais. Objetiva-se gerar e/ou atualizar conhecimentos úteis para o avanço da ciência, em caráter universal, e, também, para satisfazer necessidades específicas e reconhecidas da agricultura regional.

A segunda é Ecofisiologia e Manejo de Plantas. Nessa linha, são implementadas ações de pesquisa para estudos de ecofisiologia e manejo de plantas de lavoura e plantas forrageiras cultivadas no sul do Brasil, nos Sistemas de Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária, bem como de aspectos relacionados à mecanização da agricultura e dos processos produtivos. 

A terceira é Horticultura e Paisagismo. Nessa linha de pesquisa, são desenvolvidas atividades de pesquisa que objetivam a geração de conhecimentos básicos e aplicados relativos às principais espécies frutíferas, florestais, olerícolas, ornamentais e medicinais do sul do Brasil. 

A quarta é Proteção de Plantas. Nessa linha de pesquisa, estão articuladas ações que objetivam o avanço no conhecimento científico em fitopatologia, entomologia, plantas daninhas e tecnologia de aplicação de herbicidas e fungicidas, bem como na prevenção do surgimento de resistências aos produtos fitossanitários.

Por fim, a quinta linha de pesquisa é “Solos”. Nessa linha, a ênfase é com a caracterização dos constituintes do solo, como minerais, óxidos e compostos orgânicos, além dos fertilizantes e corretivos minerais e orgânicos, relacionando-os com as propriedades químicas, físicas, biológicas e mineralógicas. Esses aspectos são investigados tendo em vista a preservação ambiental, a dinâmica ar-água-solo-planta, a disponibilidade de nutrientes, o manejo de solo e a adubação em sistemas agrícolas.

Saiba mais
Informações sobre o PPGAgro podem ser obtidas na página eletrônica upf.br/ppgagro ou pelo telefone (54) 33168152.