Geral

Bioeconomia e ecoeconomia no desenvolvimento rural é tema de palestra na UPF

16/11/2016

17:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero e Gelsoli Casagrande

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, na segunda-feira, 14 de novembro, o professor Ph.D. Terry Marsden, da Universidade Cardiff, do Reino Unido. Durante o dia, Marsden visitou a Universidade e, à noite, palestrou sobre “A bioeconomia e ecoeconomia no desenvolvimento rural”. A iniciativa foi promovida pelos programas de pós-graduação da UPF em Agronomia (PPGAgro), em Administração (PPGAdm), em Direito (PPGDireito), em Ciências Ambientais (PPGCIAmb), pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA/UPF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS).


Professor Terry Marsden da Universidade Cardiff, do Reino Unido, palestrou na UPF na segunda-feira, 14 de novembro


Participaram da palestra alunos e professores de programas de mestrado e doutorado, que estão ligados ao tema da sustentabilidade.  Marsden tratou sobre o processo de transformação da base produtiva da agricultura buscando formas mais sustentáveis na produção de alimentos, de matérias-primas e de como isso pode abrir uma nova agência de estudos para o desenvolvimento rural.  

O especialista afirma que a estratégia é pensar em uma economia de base mais sustentável para os desafios do século XXI. “A bioeconomia é basicamente uma nova forma de definição da utilização da base energética da economia do futuro. É a passagem de uma economia baseada no carbono, para uma economia baseada no uso dos recursos da bioesfera, pensando em novas estratégias de utilização da agricultura, mas também de novas fontes de energia, seja solar, de água ou outras”, garantiu o palestrante.

O professor da UPF, Luiz Fernando Fritz Filho, ressaltou que Marsden   é um expoente na questão do desenvolvimento sustentável da ecoeconomia, da bioeconomia, de formas sustentáveis e limpas de energia. “A ideia foi mostrar para o professor Marsden o que temos aqui em termos de pesquisa e desenvolvimento na área das ciências sociais da UPF. Ele também visitou o reitor da UPF e a empresa BSBios, e finalizou com esta palestra para alunos e professores das pós-graduações stricto sensu”, pontuou Fritz.

Lançamento de livros

Durante o evento, também foi realizado o lançamento de duas obras do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Uma delas é a “Construção de Mercados e Agricultura Familiar: Desafios para o Desenvolvimento Rural”, cujos organizadores são: Flávia Charão Marques, Marcelo Antônio Conterato e Sergio Schneider, e a outra é  a “Produção, Consumo e Abastecimento de Alimentos: Desafios e Novas Estratégias”, organizada por Fabiana Thomé da Cruz, Alessandra Matte e Sergio Schneider.

Visita ao reitor

Durante à tarde de segunda-feira, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, recebeu, em seu gabinete, o professor Terry Marsden. Acompanharam a visita os professores da UPF, Luiz Fernando Fritz Filho, Alcione Becker, Claudia Petry, Karen Fritz e os professores da UFRGS, Flavia Charão, Edson Talamini e Sergio Schneider. 



 

Galeria de Vídeos