Projetos linha 5

Constituintes de Rochas, Solos e Sedimentos e Propriedades Físico-Químicas Associadas

Estudos sobre a mineralogia e as propriedades físico-químicas associadas de solos tropicais e subtropicais no contexto da produção agrícola e das questões ambientais. As ações incluem a caracterização mineralógica (natureza das partículas e distribuição do tamanho de partícula) usando-se técnicas como difração de raios X difração laser, fluorescência de raios X e microscopia eletrônica a varredura e espectroscopia de infravermelho além de técnicas analíticas.
Responsável: Edson C. Bortoluzzi

Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas e Manejo da Adubação

Diagnóstico das condições nutricionais, incluindo amostragem de solo e de plantas, interação entre nutrientes e métodos de análises químicas (solo, planta, fertilizantes e corretivos). Efeito de doses, formas, local, fontes e épocas de aplicação de fertilizantes e corretivos minerais ou orgânicos ou organominerais na eficiência da adubação e na preservação ambiental. Ênfase em fertilizantes de eficiência aumentada, dejetos animais e outros resíduos, plantio direto e contaminação ambiental.
Responsável: Pedro A. V. Escosteguy 

Física de Solos Agrícolas e sua Relação com as Plantas e o Ambiente

O projeto objetiva a determinação das propriedades físicas do solo e as suas relações com o desenvolvimento das plantas e o ambiente. Abrange subprojetos sobre a qualidade física de solos sob plantio direto, busca de indicadores da qualidade física de solos agrícolas, efeito de dejetos de animais e Integração lavoura-pecuária-floresta nas propriedades físicas do solo e efeito do manejo sobre a dinâmica da água no solo, efeito de aplicação de corretivos do solo sobre as propriedades físicas.
Responsável: Vilson A. Klein