Projetos linha 4

Biologia e Controle de Plantas Daninhas

Objetiva o estudo das relações de interferência entre culturas e plantas daninhas e a busca de alternativas para o manejo e o controle, com ênfase no estudo da resistência de plantas daninhas aos herbicidas.
Responsável: Mauro A. Rizzardi

Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas em Plantas de Lavoura

O projeto objetiva avaliar os efeitos de diferentes regulagens em máquinas aplicadoras de produtos fitossanitários, modelos de pontas de pulverização, adjuvantes e efeitos de condições ambientais na eficiência do controle químico de doenças de plantas. Além disso, é avaliado o efeito do horário da aplicação de herbicidas e fungicidas, aditivos para pulverização, equipamentos e acessórios para pulverização em aplicações de herbicidas, de inseticidas e de fungicidas em aveia, trigo, soja e milho.
Responsável: Walter Boller.

Manejo de Pragas em Plantas de Lavoura

Contempla as plantas de lavoura do sul do país, especialmente soja, milho e trigo, e os principais problemas de pragas que afetam a produção, como a lagarta Helicoverpa armigera, recentemente constatada no Brasil, e espécies de lagartas, percevejos e ácaros que atingiram o status de praga nos últimos anos. Os objetivos do projeto incluem a geração de conhecimentos sobre biologia, dinâmica populacional, critérios e táticas de controle, inclusive o uso de plantas geneticamente modificadas ("plantas Bt"), que permitam aperfeiçoar o manejo das pragas das plantas de lavoura.
Responsável: José R. Salvadori

Etiologia, Epidemiologia e Manejo de Doenças em Plantas

Objetiva elucidar sobre o agente etiológico e epidemiologia de doenças de plantas de lavoura, com ênfase em soja, milho e trigo visando recomendar as estratégias de manejo mais adequadas para cada patógeno.
Responsável: Carolina Cardoso Deuner
Colaboradores: Jurema Schons, José Mauricio Cunha Fernandes, Carlos Alberto Forcelini, Norimar D. Denardin