Projetos linha 3

Propagação e Potencial Produtivo de Espécies Frutíferas e Florestais

Estudos são realizados sobre a prospecção, o resgate e a propagação vegetativa ex vitro de espécies frutíferas e florestais nativas e exóticas. Coleções de cultivares ou genótipos, estabelecidas no campo ou em cultivo protegido, são avaliadas quanto às características de desenvolvimento das plantas, comportamento fenológico, potencial de produção e qualidade dos frutos. 
Responsável: Alexandre A. Nienow

Ecofisiologia, Propagação e Manejo de Olerícolas em Ambiente Protegido

O projeto estuda novas tecnologias de cultivo de pequenas frutas em ambiente protegido, a produção e a qualidade de cultivares de morangueiro em diferentes sistemas de cultivo. Utilização da tecnologia dos fungos micorrízicos no cultivo do morangueiro em solo e no substrato, estudando a dinâmica e a diversificação das espécies em simbiose. Trabalhos com monitoramento do ambiente integrados com o manejo de morangueiro. Adaptação de genótipos.
Responsável: Eunice O. Calvete

Paisagismo, Agroecologia e Horticultura Ornamental e Medicinal

Estudos sobre a paisagem, recursos físicos e etnobotânica de espécies nativas, plantas alimentícias não convencionais e espécies rústicas, para aplicação em projetos paisagísticos e em agroecossistemas de baixo impacto ambiental. Levantamento histórico dos jardins regionais. Resgate etnobotânico dos aspectos multifuncionais de plantas com potencialidade ornamental e medicinal. Busca-se estudar e aplicar princípios da agroecologia para alcançar formas sustentáveis e sistêmicas de espaços verdes e agricultura urbana, e para propagação e produção de plantas ornamentais e medicinais que forneçam produtos naturais de qualidade com rastreabilidade.
Responsável: Cláudia Petry