Projetos linha 2

Manejo de Plantas de Lavoura como Ferramenta para o Aumento da Produtividade

Objetiva estudar as relações de manejo das culturas com o estabelecimento do potencial produtivo das culturas, com ênfase nas relações de épocas de semeadura, cultivares, arranjo de plantas e sistemas de cultivo.
Responsável: Mauro A. Rizzardi

Tecnologia de Cereais de Inverno e Forrageiras em Sistema de Integração Lavoura-Pecuária

Nesse projeto, são desenvolvidas pesquisas com ênfase no ajuste de manejo de espécies e cultivares em sistemas de produção agropecuários regionais com a popularização de uso de cereais de duplo propósito, conservação de forragens de espécies anuais de inverno, sobressemeadura de forrageiras de inverno em pastagens perenes, consorciações de forrageiras e com culturas anuais de verão.  Ajustam-se técnicas de manejo de cereais de inverno de duplo propósito (forragem e grãos) e forrageiras destinadas à alimentação de ruminantes visando à sustentabilidade de sistemas de produção integrados (agricultura e pecuária). Práticas que incluem seleção de novos genótipos, estudos de época de semeadura e de adubação nitrogenada, consorciações, ensilagem, bem como estimativa do valor nutritivo.
Responsável: Renato S. Fontaneli

Interações Solo X Máquina X Planta nos Sistemas de Cultivos Agrícolas

O projeto trabalha nas interfaces entre a mecanização da agricultura e os processos produtivos, avaliando aspectos relacionados com sistemas conservacionistas de preparo do solo e semeadura, qualidade da semeadura e da distribuição de fertilizantes, sistemas de manejo da colheita x perdas na colheita de grãos, assim como a coleta e a utilização de resíduos de colheitas de grãos para alimentação animal.
Responsável: Walter Boller

Fisiologia da Produção

O manejo de plantas e a utilização de bioestimulantes são ferramentas importantes na obtenção de maiores patamares produtivos. O entendimento da fisiologia das plantas de acordo com o manejo efetuado é fundamental para a maior eficiência produtiva e também para o uso adequado dos recursos ambientais. O objetivo desse projeto de pesquisa é estabelecer de forma ampla diversos estudos sobre o manejo de plantas de lavoura, a fim de incrementar sua produtividade e qualidade. 
Responsável: Geraldo Chavarria Lamas Júnior