Projetos linha 1

Caracterização e Avaliação de Germoplasma com Aptidão Forrageira

O projeto tem como objetivo gerar conhecimentos básicos e aplicados sobre plantas forrageiras, mediante descrições morfológicas, químicas e agronômicas, para fins de melhoramento genético, valorização dos recursos genéticos nativos do sul do Brasil e obtenção de informações sobre o desempenho dos genótipos em relação a atributos de interesse agronômico.
Responsável: Simone M. Scheffer Basso 

Biotecnologia e Transformação Genética

O projeto tem como objetivo empregar a biotecnologia como suporte ao melhoramento vegetal, incluindo o uso de técnicas de transformação genética e RNA de interferência para o desenvolvimento de plantas resistentes a insetos; emprego da citogenética, hibridização in situ e marcadores moleculares para caracterização e avaliação de germoplasma, bem como o emprego da cultura de tecidos para clonagem e regeneração de plantas transformadas via embriogênese somática.
Responsável: Magali F. Grando
Colaboradora: Sandra Patussi Brammer 

Desenvolvimento de Variedade de Alcachofra com Aptidão ao Consumo In Natura

O projeto envolve a avaliação morfomolecular de germoplasma e populações selecionadas de alcachofra, clonagem in vitro e desenvolvimento de materiais aptos ao consumo in natura.
Responsável: Magali F. Grando 

Prospecção e Caracterização de Frutíferas e Florestais Nativas e Exóticas

Germoplasma de espécies frutíferas e florestais nativas, com características agronômicas de planta e/ou produção diferenciadas ou superiores, são prospectados, caracterizados in loco e, após resgate, avaliados em banco de germoplasma. Coleções de cultivares de frutíferas exóticas, estabelecidas no campo ou em cultivo protegido, são avaliadas quanto às características de desenvolvimento das plantas, comportamento fenológico, potencial produtivo e qualitativo dos frutos.
Responsável: Alexandre A. Nienow

Perfil Fitoquímico e Bioprospecção de Germoplasma de Eragrostis Plana Nees

Avaliação dos aspectos vinculados à alelopatia e à biosprospecção de capim-annoni, principal espécie invasora das pastagens do sul do Brasil, mediante estudos interdisciplinares com a área de Matologia, Solos e Farmacognosia.
Responsável: Simone M. Scheffer Basso