Ensino

Inovação e Sustentabilidade são temas da XII Semana Acadêmica Integrada Feac

24/10/2017

15:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Promover o conhecimento, esse é o objetivo das XII Semana Acadêmica Integrada da Feac, realizada pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF). A abertura do evento ocorreu na noite de segunda-feira, 23 de outubro, no auditório da unidade acadêmica contando com a apresentação da Orquestra de Câmera da UPF. Com o tema Inovação e Sustentabilidade o evento ofereceu aos acadêmicos palestras com a participação do coordenador da UPFTec, Giezi Schneider e com o fundador do Distrito E – Empreendedorismo Coletivo, Eduardo Tannhauser. 

O diretor da Feac, professor Eloi Dalla Vecchia destacou a importância do evento no momento em que a Faculdade  completa 60 anos de fundação. “Em 25 de novembro de 1957 foi assinada a ata para criação do curso de Ciências Econômicas aqui da nossa faculdade. Assim nasceu a nossa Feac que hoje possui oito cursos, atuando em todos os campi da UPF, tendo mais de 12 mil alunos formados em nossos cursos de graduação e mais de 2.500 alunos que buscaram a especialização em nossos 12 cursos de pós-graduação, além do mestrado em Administração”, destacou. 

De acordo com a coordenação da Semana Acadêmica, professora Maria Elena Bueno, o tema do evento é de suma importância para os jovens acadêmicos. “Para os alunos é uma oportunidade de estar convivendo com profissionais experientes, trazendo uma nova modalidade de conhecimento envolvendo inovação e empreendedorismo”, explicou. 

Inovação e oportunidades de empreendedorismo

Com o tema “Da pesquisa para o mercado: oportunidades para empreender e inovar”, o palestrante Giezi apresentou as oportunidades de empreendedorismo ofertadas pela Universidade, com as experiências da UPFTec, UPF Parque e Incubadora. Também falou da relação do empreendedorismo com a inovação. “O desafio está em encontrar lacunas no horizonte, o que as pessoas ainda precisam e que ninguém está oferecendo, pelo menos de uma forma plena. A inovação está baseada na identificação de problemas, pensando em soluções não a partir e modelos já pré-concebidos, contudo isso só é possível desde que a criatividade seja estimulada”, ressaltou Giezi. 

Segundo Giezi, as empresas perderam muito a característica de oportunizar criatividade, tendo a tendência de padronizar o cotidiano das pessoas nas organizações, inibindo dessa forma a criatividade. Sendo importante o desafio e a não-acomodação para o desenvolvimento de ideias.

A segunda palestra da noite teve como tema “Empreendedorismo Coletivo–A experiência inovadora do Distrito Empreendedor em Porto Alegre - RS”, aonde o palestrante Eduardo Tannhauser destacou a importância do protagonismo dos jovens para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil. “O Distrito Empreendedor aproxima o conhecimento produzido na universidade com questões reais de empresas do mercado. Acredito que o Brasil produz muito capital intelectual, com centros de tecnologia de excelência, mas que acaba não transformando todo esse conhecimento em negócio”, disse.

A XII Semana Acadêmica Integrada da Feac é organizada pelo Diretório Acadêmico dos Universitários de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Dauceca), e segue com palestras e roda de conversas nos dias 24 e 25 de outubro. “As palestras complementam nossa formação acadêmica, trazendo para Universidade experiências de fora”, finalizou o presidente do Dauceca, Álvaro Fernandes Lottermann.