Duração

O curso de mestrado tem duração de 24 meses. A integralização curricular do curso de mestrado será realizada por meio de disciplinas e dissertação previstas na estrutura curricular e relacionada à linha de pesquisa a qual se vincula.  

A grade curricular é composta por disciplinas obrigatórias e eletivas regulares, nas quais estão incluídas disciplinas de formação didático-pedagógica.  A cada crédito é atribuído 15 horas aula. O aluno do curso de mestrado deverá integralizar no mínimo 24 créditos em disciplinas, mais 6 créditos da dissertação; não sendo contabilizados os créditos das disciplinas de formação didático pedagógica. 

O acadêmico poderá solicitar aproveitamento de créditos realizados como aluno especial ou regular no PPGA ou como aluno em programas de pós-graduação stricto sensu de outras instituições nacionais credenciados junto à Capes ou instituições internacionais, mediante processo protocolado junto à secretaria do programa, no prazo máximo de até noventa dias após a primeira matrícula, juntamente com o plano de curso. Não serão aproveitados os créditos de monitorias, atividades especiais ou de disciplinas como Seminário ou similares. 

Para aproveitamento dos créditos cursados em instituições internacionais deve haver parecer favorável do professor orientador e da CPG. O aproveitamento de créditos seguirá as normas institucionais em vigor. A solicitação do aproveitamento de créditos realizados em outros cursos de mestrado deverá ser acompanhada do histórico escolar, ou documento equivalente, da instituição de origem, no qual constem as disciplinas cursadas, planos de ensino, os créditos e as notas/conceitos obtidos pelo acadêmico.
 
A carga horária do curso é de 450 horas/aula, das quais 360 são desenvolvidas em disciplinas e 90 na elaboração da dissertação.