Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm), modalidade mestrado, é vinculado a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF) e tem como área de concentração a Gestão Estratégica das Organizações, contemplando estudos com ênfase na geração de conhecimento sobre as organizações e sua relação com o desenvolvimento da sociedade. Os atores públicos e privados que se articulam no ambiente organizacional e as diversas formas de competitividade e cooperação também constituem foco dos estudos do Programa. A complexidade e a dinamicidade do contexto e do objeto de investigação da área proposta levaram a direcionar o foco dos estudos para o ambiente organizacional e a dinâmica organizacional, que serão tratados nas linhas de pesquisa propostas de forma articulada e inter-relacionada.

Objetivos

  • Produzir conhecimentos da ciência da administração na análise, elaboração e implementação de estratégias nas organizações;
  • Pesquisar a natureza complexa e plural das organizações, propondo novas configurações e conceitos, que contemplem os fenômenos sociais contemporâneos, buscando visualizar suas implicações para pensar na questão da gestão de organizações privadas, públicas e sociais;
  • Promover a transferência dos conceitos e teorias desenvolvidos para o dia a dia da gestão organizacional;
  • Formar e atualizar profissionais, capacitando-os para o ensino de graduação, de pós-graduação e para a pesquisa em administração e/ou para a atuação no campo profissional; instrumentalizando-os a serem atores ativos na transformação da realidade local e regional;
  • Promover ações conjuntas com alunos da pós-graduação lato sensu, graduação e educação básica.

Público-alvo

  • Graduados em Administração e áreas afins;
  • Profissionais com atuação ou que pretendem atuar na área de administração de organizações públicas e privadas;
  • Profissionais que atuam ou pretendem atuar no ensino superior.

Perfil do egresso

a) Docentes e profissionais com sólida capacitação científica com competência para compreender a dinâmica das organizações pela perspectiva sistêmica e interdisciplinar.

b) Docentes e profissionais aptos a entender os aspectos que envolvem a competitividade e a cooperação entre organizações públicas, privadas e sociais.

Diferenciais do curso

a) Estudos Teóricos e Aplicados em Organizações Públicas e Privadas.

b) Corpo docente formado por doutores de diferentes áreas do conhecimento (administração, psicologia, ciências contábeis, economia, desenvolvimento rural, comunicação social e engenharias).

Duração
O curso de mestrado tem duração de 24 meses. A grade curricular será composta por disciplinas obrigatórias e eletivas regulares, nas quais estão incluídas disciplinas de formação didático-pedagógica.  A cada crédito é atribuído 15 horas aula.  

O aluno do curso de mestrado deverá integralizar no mínimo 24 créditos em disciplinas, mais 6 créditos da dissertação; não sendo contabilizados os créditos das disciplinas de formação didático pedagógica. 

Carga horária:
A carga horária do curso é de 450 horas/aula, das quais 360 são desenvolvidas em disciplinas e 90 na elaboração da dissertação.