Pesquisa e Inovação

Linhas de pesquisa

Nome do Programa

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Unidade Vinculada: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMV

Área de Concentração: Ciência e Tecnologia de Alimentos

Linhas de pesquisa: Processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos e ingredientes e Qualidade e propriedades funcionais de alimentos.

Linha 1: Processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos e ingredientes

Obtenção de bioprodutos para uso na indústria de alimentos. Cultivo de microalgas para aplicação em bioenergia e exploração de suas potencialidades funcionais na indústria de alimentos. Uso de novos processos tecnológicos com vistas à melhoria da qualidade de produtos alimentícios. Uso de ingredientes funcionais para o desenvolvimento de produtos alimentícios.

- Projeto 1: Produção de alimentos, ingredientes e produtos de interesse industrial por bioprocessos

Obtenção de produtos a partir de bioprocessos, dentre eles, alimentos (leites fermentados probióticos, bebidas alcoólicas, etc), ingredientes (ácidos graxos poli-insaturados, pigmentos, bioemulsificantes, antioxidantes, gomas, etc), e outros produtos de interesse industrial. Uso de microrganismos em bioprocessos industriais, utilizando as fermentações em estado sólido e em estado submerso. Produção de enzimas como lipases, celulases, amilases e pectinases para uso em diversos setores industriais, incluindo o de bioenergia. Utilização de resíduos agroindustriais, como meios de cultivo e estudo das condições físicas e químicas para a otimização da produção de bioprodutos por microrganismos e aos processos de downstream. As disciplinas que dão suporte a esse projeto são: Bioprocessos em alimentos, Análise instrumental, Planejamento de experimentos, Processos de separação na indústria de alimentos, Processos bioquímicos, Química de alimentos e Tópicos especiais. 

Relação dos professores vinculados: 

Jeferson Stefanello Piccin
Jorge Alberto Vieira Costa
Luciane Maria Colla
Marcelo Hemkemeier
Telma Elita Bertolin
Vandré Barbosa Brião

- Projeto 2: Desenvolvimento de produtos e processos para a indústria de alimentos 

Desenvolvimento de produtos e processos para a indústria de alimentos utilizando novos conceitos e/ou novos insumos, distintos dos tradicionais. Estudo dos processos envolvidos em toda a cadeia produtiva de transformação dos alimentos, desde a recepção da matéria-prima, produtos intermediários e acabados, bem como sistemas para tratamento e valoração de resíduos. Avanços em processos unitários, químicos, térmicos, processos combinados e/ou outros para a produção de alimentos. Estudo de produtos funcionais e outros com características inovadoras fundamentados na ciência e à luz dos avanços científicos e tecnológicos da ciência de alimentos. As disciplinas que darão suporte ao estudante para o desenvolvimento das pesquisas são: Processamento e conservação de alimentos, Ciência e tecnologia de laticínios, Ciência e tecnologia da carne, Processos de separação na indústria de alimentos, Ciência e tecnologia de grãos e farinhas, Química de alimentos, Análise instrumental, Análise sensorial, Planejamento experimental, Tópicos especiais e Metodologia científica. 

Relação dos professores vinculados

Elci Dickel
Jeferson Stefanello Piccin
Luciane Maria Colla
Luiz Carlos Gutkoski
Marcelo Hemkemeier
Vandré Barbosa Brião
Vera Maria Rodrigues

Linha 2: Qualidade e propriedades funcionais de alimentos

Avaliação e controle de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial de matérias-primas e produtos alimentícios. Alterações durante o processamento de alimentos. Caracterização da aplicação de novos ingredientes e produtos para o desenvolvimento de alimentos com propriedades funcionais e nutracêuticas.

- Projeto 1: Avaliação e controle de qualidade de alimentos

Emprego de ferramentas na melhoria contínua de produtos e processos em alimentos. Avaliação e controle de qualidade física, química, microbiológica e sensorial de matérias-primas e produtos alimentícios utilizando metodologias convencionais e inovadoras de análise de alimentos, realizando a detecção e a quantificação de diferentes compostos indesejáveis presentes nos alimentos, reduzindo e ou eliminando o risco potencial para a saúde pública. As disciplinas do PPGCTA que darão suporte ao estudante são Química de alimentos, Microbiologia avançada de alimentos, Análise instrumental, Tópicos especiais, com o estudo de transformações dos constituintes, propriedades e reações, métodos de controle de qualidade, testes de avaliação microbiológica, aplicação de técnicas analíticas químicas, físicas, reológicas e sensoriais de análise e de validação.

Relação dos professores vinculados:

Elci Dickel
Laura Beatriz Rodrigues
Luciana Ruschell dos Santos
Luiz Carlos Gutkoski.

- Projeto 2: Caracterização de matérias-primas e produtos alimentícios

Geração de conhecimentos avançados sobre as propriedades funcionais, características físico-químicas e sensoriais de matérias-primas e produtos alimentícios. Caracterização de novos ingredientes, com propriedades funcionais, antioxidantes, aditivos naturais em substituição aos sintéticos, entre outros. Uso de métodos analíticos avançados para a análise das matérias primas e de produtos, bem como avaliação sensorial do alimento. As disciplinas que dão suporte a esse projeto são: Química de alimentos, Processos bioquímicos, Processamento e conservação de alimentos, Microbiologia avançada de alimentos, Análise instrumental e Análise sensorial.

Relação de professores vinculados: 

Luciane Maria Colla
Luiz Carlos Gutkoski
Marcelo Hemkemeier
Telma Elita Bertolin
Vera Maria Rodrigues

- Projeto 3: Avaliação de propriedades funcionais e nutracêuticas de bioprodutos e compostos

Utilização de bioprodutos de microalgas, de outros compostos e da restrição calórica em atividades funcionais como: antioxidantes, anti-inflamatórios, anticolesterolêmicos, entre outros. As disciplinas que dão suporte a esse projeto são: Processo bioquímicos, Tópicos especiais (estudo de alimentos para fins especiais), Bioprocessos em alimentos, Química de alimentos, Microbiologia avançada de alimentos. 

Relação dos professores vinculados: 

Jorge Alberto Vieira Costa
Luciane Maria Colla
Telma Elita Bertolin