Pesquisa e Inovação

Linhas de pesquisa

Nome do Programa

Programa de Pós-Graduação em Agronomia

Unidade Vinculada: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMV

Área de Concentração: Agronomia

Linhas de pesquisa: Biotecnologia e recursos genéticos, ecofisiologia e manejo de plantas, horticultura e paisagismo, proteção de plantas e solos.

Linha 1: Biotecnologia e recursos genéticos

Nesta linha, são implementadas ações de pesquisa em engenharia genética, técnicas citomoleculares e de hibridização in situ, cultura de tecidos, prospecção e caracterização avaliação de germoplasma de plantas hortícolas, forrageiras, frutíferas, florestais, cereais e oleaginosas anuais. Objetiva-se gerar e/ou atualizar conhecimentos úteis para o avanço da ciência, em caráter universal, e para satisfazer necessidades específicas e reconhecidas da agricultura regional.

- Macroprojetos: Caracterização e avaliação de germoplasma com aptidão forrageira, Biotecnologia e transformação genética, Desenvolvimento de variedade de alcachofra com aptidão ao consumo in natura, Prospecção e caracterização de frutíferas e florestais nativas e exóticas, Perfil fitoquímico e bioprospecção de germoplasma de eragrostis plana nees.

Relação da equipe dos professores vinculados:

Simone M. Scheffer Basso 
Magali F. Grando
Alexandre A. Nienow

Linha 2: Ecofisiologia e manejo de plantas

Nesta linha, são implementadas ações de pesquisa para estudos de ecofisiologia e manejo de plantas de lavoura e plantas forrageiras cultivadas no sul do Brasil, nos sistemas de plantio direto e integração lavoura-pecuária, bem como de aspectos relacionados à mecanização da agricultura e dos processos produtivos.

- Macroprojetos: Manejo de plantas de lavoura como ferramenta para o aumento da produtividade, Tecnologia de cereais de inverno e forrageiras em sistema de integração lavoura-pecuária, Interações solo x máquina x planta nos sistemas de cultivos agrícolas e Fisiologia da produção.

Relação da equipe dos professores vinculados:

Mauro A. Rizzardi
Renato S. Fontaneli
Walter Boller
Geraldo Chavarria Lamas Júnior

Linha 3: Horticultura e paisagismo

Nesta linha de pesquisa, são desenvolvidas atividades de pesquisa que objetivam a geração de conhecimentos básicos e aplicados relativos às principais espécies frutíferas, florestais, olerícolas, ornamentais e medicinais do sul do Brasil.

- Macroprojetos: Propagação e potencial produtivo de espécies frutíferas e florestais, Ecofisiologia, Propagação e manejo de olerícolas em ambiente protegido e Paisagismo, agroecologia e horticultura ornamental e medicinal.

Relação da equipe dos professores vinculados:

Alexandre A. Nienow
Eunice O. Calvete
Cláudia Petry

Linha 4: Proteção de plantas

Nesta linha de pesquisa, estão articuladas ações que objetivam o avanço no conhecimento científico em fitopatologia, entomologia, plantas daninhas e tecnologia de aplicação de herbicidas e fungicidas, bem como na prevenção do surgimento de resistências aos produtos fitossanitários. 

- Macroprojetos: Biologia e controle de plantas daninhas, Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas em plantas de lavoura, Manejo de pragas em plantas de lavoura e etiologia, epidemiologia e Manejo de doenças em plantas.

Relação da equipe dos professores vinculados:

Mauro A. Rizzardi
Walter Boller
José R. Salvadori
Carolina Cardoso Deuner

Linha 5: Solos

Nesta linha de pesquisa, a ênfase é com a caracterização dos constituintes do solo, como minerais, óxidos e compostos orgânicos, além dos fertilizantes e corretivos minerais e orgânicos, relacionando-os com as propriedades químicas, físicas, biológicas e mineralógicas. Esses aspectos são investigados tendo em vista a preservação ambiental, a dinâmica ar-água-solo-planta e a disponibilidade de nutrientes e o manejo de solo e da adubação em sistemas agrícolas. 

- Macroprojetos: Constituintes de rochas, solos e sedimentos e propriedades físico-químicas associadas, Fertilidade do solo, nutrição de plantas e Manejo da adubação e física de solos agrícolas e sua relação com as plantas e o ambiente.

Relação da equipe dos professores vinculados: 

Edson C. Bortoluzzi
Pedro A. V. Escosteguy 
Vilson A. Klein