Pesquisa e Inovação

Pesquisa

A pesquisa, quando realizada dentro de uma universidade como a UPF, tem como objetivo não somente a geração do conhecimento e deve ser vista como uma ação educativa, promotora da construção e reconstrução do conhecimento. A investigação científica é indutora do espírito crítico e criativo, da curiosidade, do aprofundamento e da disciplina do ser humano e futuro profissional.

O objetivo da pesquisa na UPF é gerar e divulgar o conhecimento e dos desafios que as fronteiras do conhecimento propõem, sempre com base no método científico e respeitando os princípios da ética, de modo a envolver a comunidade acadêmica e aprimorar constantemente os processos de ensino aprendizagem e extensão. Essas pesquisas podem estar vinculadas a disciplinas curriculares, a trabalhos de conclusão de cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu).

Nesse universo, todas as pesquisas e a inovação tecnológica desenvolvidas na Instituição são revertidas em benefícios para a comunidade. Destaca-se, nesse processo, a criação do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), primeiro parque tecnológico do interior do Rio Grande do Sul, por meio do qual a UPF assume papel de protagonismo na área da inovação. O espaço tem o propósito de constituir um ambiente que possibilite o aumento da competitividade das empresas incubadas, startups e maduras, tendo como base uma matriz acadêmica e científica que promova a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a inclusão social.  O UPF Parque é a concretização de um grande planejamento, por meio do qual a Universidade busca aproximar os empreendedores da região às inovações geradas na Instituição em uma relação sinérgica que tenha como principal objetivo o desenvolvimento e o fortalecimento de Passo Fundo e região. Também destacam-se como propulsores da inovação os setores UPF Polos e UPFTec.

Contato
(54) 3316-8103
vrpesq@upf.br