Ensino

UPF sedia sexta edição do Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do RS

23/02/2018

19:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Atividade ocorre nos dias 15 e 16 de março, no Centro de Eventos da UPF

O VI Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do RS (Eenar), o III Simpósio de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sinma) e o I Seminário de Geotecnia Ambiental serão realizados nos dias 15 e 16 de março, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os eventos são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da UPF, com apoio do Núcleo do RS da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (NRRS-ABMS) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF).

De acordo com o coordenador do evento, professor Antônio Thomé, o Eenar integra as comemorações dos 15 anos de implantação do PPGEng e terá a participação de alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades do sul do país, além de profissionais da área, professores universitários e pesquisadores. “Todo ano escolhemos um tema pertinente da área da Engenharia e Arquitetura para fazer a discussão, esse ano será sobre Geotecnia, que é tudo que envolve solos e rochas, que servem de apoio para obras de engenharia ou para utilização como material de construção”, disse. 

O evento será realizado em forma de apresentação de palestras, mesa redonda e debates. O objetivo é a consolidação de um amplo foro de debates e discussões que leve ao intercâmbio de conhecimento e experiências entre profissionais das diversas áreas da Engenharia e Arquitetura a discutir temas relacionados à infraestrutura e meio ambiente aplicados a cidades médias e pequenas. “É muito importante discutir esse tema, já que no Brasil essas questões de solo contaminado ainda não aplica de forma efetiva, sendo que no mundo já é pratica corrente. Em Passo Fundo estamos começando a falar sobre isso, em São Paulo a única área que não entrou em crise foi a descontaminação de solo, o que demonstra a importância do tema. As cidades são elementos dinâmicos, o que há 100 anos era uma área industrial, hoje é área nobre e se o solo está contaminado não se pode fazer loteamentos, então a descontaminação passou a ser uma prática”, explicou. 

Inscrições
As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site do evento (www.eenar.com.br). Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8203 ou pelo e-mail contato@eenar.com.br.