Geral

UPF realiza oficina sobre Metodologias ativas em Erechim

06/03/2018

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O assessor da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), professor Dr. Adriano José Hertzog, ministrou uma oficina sobre Metodologias Ativas na Universidade Regional Integrada (Uri - Campus Erechim). A atividade, realizada no dia 27 de fevereiro, integrou a Semana de Formação organizada pelo Núcleo de Formação Docente da Instituição.

Na oficina, Hertzog destacou que a extensão universitária é mobilizadora das aprendizagens significativas na educação superior, pois os projetos de extensão são potenciais para a metodologias ativas. “O contato dos professores e estudantes com o território onde a universidade está inserida potencializa e torna mais significativa a aprendizagem. A extensão é meio privilegiado para esse processo de construção do conhecimento”, disse.

Participaram da formação, que teve duração de 4 horas, cerca de 60 professores. De acordo com Hertzog, a discussão do tema é importante porque há um esgotamento do modelo instrucionista, predominante nos processos de escolarização em geral, no que diz respeito às metodologias de aprendizagem. “A presença das metodologias ativas – ou inovadoras – é uma tentativa de renovar o modo de aprender na educação superior. A universidade, por seu tripé acadêmico – ensino-pesquisa-extensão – tem um grande potencial para recriar as práticas docentes e as dinâmicas curriculares a partir de suas atividades de extensão e pesquisa. Saber utilizar esse potencial é um sinal da competência para renovar a universidade”, afirmou.