Ensino

Segurança pública na atualidade em pauta na UPF

15/05/2018

11:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

No ano de 2015, foram registrados 59,8 mil homicídios no Brasil, segundo dados divulgados pelo Atlas da Violência, do IPEA. Em 2017, o número foi de cerca de 61 mil casos, o que ocasiona um clima de insegurança social. Pensando em aprofundar o debate acerca dessa temática, a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) promoveu, na manhã desta terça-feira, 15 de maio, um ciclo de debates sobre o tema “Segurança pública na atualidade”. A atividade aconteceu no anfiteatro da unidade acadêmica e reuniu os estudantes do curso de Direito.

A temática foi discutida pelos professores Alcindo Batista da Silva Roque, Andre Luis Barcellos Zinn, Carolina Goulart, Glauco Ludwig Araujo, Josiane Petry Faria, Luiz Fernando Kramer Pereira Neto e Marcio Patussi. Dentre as questões abordadas, os convidados versaram o que pode ser feito na área para diminuir os índices de violência em âmbito municipal, regional, estadual e nacional.

Conforme o diretor da FD, Rogerio da Silva, o ciclo de debates foi organizado pelo corpo docente da Faculdade. “Vários dos nossos professores decidiram fazer esse debate sobre segurança pública, que é um tema extremamente importante, aflingindo todas as pessoas no país. A Faculdade de Direito é, sem sombra de dúvida, um local adequado para discutir, ouvir e propor, permitindo que os nossos alunos refitam a respeito dessa temática, a qual toca cada um de nós”, comentou, destacando que outros eventos como este estão previstos para acontecer.

O vice-diretor da unidade, Edmar Vianei Marques Daudt, relatou que a violência urbana é um dos tópicos de segurança pública que preocupa, devendo ser amplamente discutido.