Geral

PPGOdonto UPF recebe professora da Universidade de Campinas

06/12/2017

15:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (PPGOdonto/UPF) recebeu, nos dias 27 e 28 de novembro, a visita da professora Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, que atualmente é docente da Área de Endodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas (FOP- UNICAMP), atuando na graduação, na pós-graduação e na extensão universitária.  

Em sua passagem pela UPF, a professora participou do exame de qualificação do doutorando Huriel Scartazzini Palhano. Intitulado “Influência da ativação ultrassônica nas propriedades de diferentes irrigantes finais - estudo in vitro”, o trabalho foi orientado pelo professor Matheus Albino Souza. Na banca, também estavam presentes os professores Douglas Cecchim e Maria Salete Sandin. Brenda ainda ministrou uma aula sobre “Técnicas microbiológicas aplicadas à pesquisa em Odontologia” para alunos do Programa e alunos da graduação e fez uma visita técnica pelo Campus, conhecendo o Parque Tecnológico da UPF, o Instituto de Ciências Biológicas e toda a estrutura da Faculdade de Odontologia. 

Durante a visita, a professora ressaltou a necessidade da realização das pesquisas científicas nos diferentes níveis de formação, motivando os alunos a participarem e a colocarem em prática os projetos de iniciação. Após a visita às instalações da UPF, a professora aprovou a qualidade dos laboratórios disponíveis para a realização dos trabalhos. 

Brenda possui vasta experiência na pesquisa odontológica com ênfase em endodontia, atuando em diferentes linhas de pesquisa. É líder de dois grupos de pesquisa do CNPq e pesquisadora 1A do CNPq. Tem mais de 150 artigos publicados em periódicos internacionais, publicações nacionais e capítulos de livros. Já recebeu diferentes prêmios em congressos internacionais e da Capes, além de participar como consultora ad hoc de instituições de fomento à pesquisa, como a Fapesp, e de revistas internacionais como International Endodontic Journal.