Ensino

PPGH/UPF oferece oficina Metodologia da História

26/04/2018

16:37

Por: Assessoria de Imprensa

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) está com inscrições abertas para a oficina Metodologia da História. Ministrada pelos doutorandos em História, a oficina visa discutir as teorias e os métodos da pesquisa histórica em suas múltiplas interfaces com o lugar da produção do conhecimento. Seu principal objetivo é contribuir para o aprimoramento e o aprofundamento de aspectos formais, conceituais e metodológicos das pesquisas em desenvolvimento, por meio da abordagem teórica e prática de diferentes temas. 

A oficina é voltada a mestrandos, doutorandos e demais interessados em fazer a seleção em 2018 que não possuam formação em História. As aulas serão realizadas de 4 de maio a 29 de julho, das 9h às 11h30min. Os encontros ocorrerão na sala 234 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UPF. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail pghis@upf.br.

Cronograma de encontros

Maio

04 e 11/05*

Tema: História – área de conhecimento das ciências humanas

Os campos de conhecimento da história

Referenciais teórico-metodológicos à pesquisa histórica

Ministrantes: Diego J. Baccin e Pedro V. S. Medeiros

18/05

Tema: Trabalho prático - apresentação de dissertação e/ou tese, identificando campo de conhecimento da história, referenciais teóricos e metodológicos (conceitos e categorias)

Ministrantes: Fabiano B Teixeira, Wanilton T. Dudek e David A.  Zanoni

 

Junho

08 e 15/06*

Tema: Trabalho prático: apresentação de dissertação e/ou tese, identificando: campo de conhecimento da história, referenciais teóricos e metodológicos (conceitos e categorias; fontes e estratégias/técnicas de interpretação).

Ministrantes: Diego J. Baccin e Pedro V. S. Medeiros

22/06

Tema: Aspectos formais, conceituais e metodológicos das pesquisas em desenvolvimento – discussão teórica e atividade prática

Ministrantes: Fabiano B Teixeira, Wanilton T. Dudek e David A.  Zanoni

29/06

Tema: Aspectos formais, conceituais e metodológicos das pesquisas em desenvolvimento – discussão teórica e atividade prática. Escrita acadêmica

Ministrantes: Diego J. Baccin, Pedro V. S. Medeiros, Fabiano B Teixeira, Wanilton T. Dudek e David A.  Zanoni

*aula orientada/leitura – não presencial