Ensino

Linguagem moderna e acessível

24/03/2017

11:49

Por: Gustavo Dória

Fotos: Gelsoli Casagrande e Gustavo Dória

Com apenas três meses de publicação, e-book “Sociologia para não sociólogos - os clássicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx”, da Série Didática da UPF Editora, já obteve mais de 10 mil acessos

A partir de disciplinas em comum, os professores Glauco Araujo, Ivan Dourado e Vinicius Rauber, da área da Sociologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), e autores do livro digital “Sociologia para não sociólogos - os clássicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx” perceberam que os acadêmicos que estão no início da graduação e que não tiveram contato com a sociologia no ensino médio necessitavam de um texto mais moderno e de natureza mais acessível sobre as obras clássicas, pois, nas obras originais, os alunos comumente tinham dificuldade de compreensão. Pensando nisso, os docentes disponibilizaram o e-book, o qual já teve mais de 10 mil acessos.
 
Segundo Rauber, a ideia é trabalhar esses textos clássicos da sociologia para o público em geral, já que estão presentes em qualquer discussão sociológica. “Tentar trazer coisas novas para os nossos alunos e também fazer com que o conhecimento sociológico fique acessível para a comunidade”, destaca.

Já de acordo com Araujo, as disciplinas voltadas para a área de Ciências Sociais, juntamente com disciplinas de outras áreas estruturantes, atendem a um núcleo comum dos cursos da UPF. “São disciplinas obrigatórias em todos os cursos, como Ética, Iniciação ao conhecimento acadêmico, Leitura e produção textual e Sociologia. Particularmente no que se refere aos conteúdos de Ciências Sociais, percebemos dificuldades justificadas por não ser um conteúdo voltado para um curso específico”, explica.

A publicação na plataforma digital foi possibilitada pelo Edital de apoio à publicação didática da Universidade de Passo Fundo, da VRPPG, da VRGrad e da UPF Editora, que tem como objetivo apoiar e incentivar a editoração e a publicação de livros de autoria de professores da UPF para utilização como livros-texto em disciplinas regulares dos cursos de graduação, em qualquer área do conhecimento. O professor Ivan Dourado destaca que a iniciativa é muito significativa.  “Para nós, é importante o conhecimento circular de forma livre, se transformando em veículo de multiplicação do entendimento da sociologia”, disse.

Ilustração

Através da mistura de conhecimentos, João Pedro Weschenfelder, que é aluno do curso de Direito da UPF, aliou seus conhecimentos em artes e sociologia ao participar como ilustrador da obra. Para ele, foi uma surpresa ter sido convidado para ilustrar o livro. Na época, João era aluno do professor Glauco na disciplina de Sociologia aplicada ao Direito e, após seus colegas e o professor terem visto os seus desenhos em um polígrafo, o convite foi feito. “Como aluno, eu gostei muito da iniciativa. É uma forma de deixar minha passagem na Instituição, colaborando para que mais pessoas possam ter acesso à literatura clássica de uma forma mais dinâmica”, finaliza João.

Patrick Silva, acadêmico do curso de História da UPF, também ilustra a obra. Foi a partir da disciplina de Sociologia, na qual foi aluno do professor Ivan Dourado, que foram estabelecidas algumas parcerias com trabalhos educativos e, com isso, apareceu a oportunidade de ilustrar o livro. “A literatura em si é maravilhosa, ensina de uma forma lúdica e traz para a comunidade em geral um senso crítico muito grande”, comenta Patrick.

O e-book “Sociologia para não sociólogos - os clássicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx” é gratuito e está disponível no link.