Ensino

Laboratório de Hidráulica e Hidrologia UPF recebe novos equipamentos

17/10/2017

17:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF) recebeu, por meio do Laboratório de Hidráulica e Hidrologia (LHH), dois novos equipamentos em regime de comodato.  A bancada de escoamento aberto e a bancada para ensaios de perda de carga e associação de bombas vão qualificar as aulas ministradas para os alunos. 

De acordo com o professor Me. Vinicius Scortegagna, desde 2014, a UPF conta com a estrutura de laboratórios didáticos no prédio Centro Tecnológico de Engenharia Civil (Cetec) e os dois equipamentos irão contribuir para o ensino das disciplinas. “Os laboratórios recebem alunos em fluxo contínuo para desenvolvimento das disciplinas, que, muitas vezes, são ministradas inteiramente dentro do laboratório, com o intuito de fomentar o processo de aprendizagem, permitindo aos estudantes vivenciar os procedimentos na prática”, explicou.

Segundo Scortegagna, ao todo, oito disciplinas dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo utilizam a estrutura do Laboratório. Os equipamentos contribuirão com o estudo de escoamento em canais abertos; simulação de ressalto e remanso hidráulico; perda de carga em canais; simulação de vertedores; descarga por meio de bocais e orifícios; regime de escoamento em condutos livres; estudo de perda de carga em diferentes tubulações; estudo de associação de bombas em série; teste de válvulas redutoras de pressão, entre outros temas.