Esportes

Judocas da UPF realizam avaliação física

28/06/2017

08:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os judocas da Universidade de Passo Fundo (UPF) Júlia Berté e Luis Henrique Endres Mattos realizaram avaliação física na tarde de terça-feira, dia 27 de junho, no laboratório de Biomecânica da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). A avaliação abrangeu os membros dominantes e não dominantes de joelho e ombro, por meio do exame dinamômetrico isocinético.

Atividades aconteceram no Laboratório de Biomecânica
Atividades aconteceram no Laboratório de Biomecânica

Conforme os coordenadores do laboratório, professores Cleiton Bona e Gilnei Pimentel, foram avaliadas a flexão e a extensão de joelho em três velocidades angulares. Além disso, os judocas foram orientados sobre seu equilíbrio muscular, comparando os lados direito e esquerdo. “Se apresentarem déficits musculares acima de 15%, sugerimos aos atletas que realizem a compensação muscular no lado que estiver mais fraco. O percentual é calculado procurando equilibrar o nível muscular para diminuir o risco de lesão, pois se esses percentuais de déficits musculares estiverem altos, esse risco aumenta muito. Quando se trata de músculos, o melhor para se ter uma performance ideal é manter a força e o equilíbrio”, explicaram os coordenadores.

A musculatura dos atletas, assim como a força no ombro em três velocidades angulares, também foi examinada possibilitando a orientação para os judocas equilibrem suas musculaturas com a performance de força. “Os atletas analisados estão muito bem em relação de força, principalmente o Luis Henrique, que está muito equilibrado. Já a atleta Júlia apresentou um desequilíbrio de força na extensão direita, mas já orientamos para recuperação por meio de exercícios resistidos”, finalizou o professor Bona.