Geral

Extensionistas da UPF participam de atividades na Jornada de Extensão do Mercosul

26/04/2018

16:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A extensão universitária está sendo tema de debate durante a “VI Jornada de Extensão do Mercosul (JEM)”, que conta com a participação de uma comitiva de 82 extensionistas, professores e técnicos da Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento ocorre simultaneamente ao “I Colóquio regional do Centenário da Reforma” e o “Pré-Congresso Nacional de Extensão Universitária da Argentina”, na sede da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA), em Tandil, na Argentina. 

Na tarde dessa quarta-feira, dia 25 de abril, aconteceram as salas temáticas de apresentações de trabalhos com diversos eixos temáticos, entre eles, aportes da gestão na extensão universitária, diálogo de saberes, estratégias de formação para a integralidade e extensão como objeto de estudo. À noite, aconteceu o ato de inauguração, com a presença de autoridades.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin, que também integra o grupo que está participando da Jornada, compôs a mesa de autoridades e destacou em seu discurso na abertura oficial que a UPF passou a entender e a se mobilizar para que a universidade abarcasse a complexidade e a pluralidade dos territórios. “Queríamos que as ações implicassem a qualidade da educação, da saúde, da economia, da estrutura e de tudo o que compõe a vida múltipla e diversa das comunidades”, disse.

Segundo ela, encontros como a Jornada de Extensão são sempre intensos e inquietantes. “Viajamos 28 horas de ônibus para estar aqui e fizemos isso todas as vezes que aqui estivemos. Foram investimentos muito significativos no nosso fazer extensionistas, que nos fizeram mais críticos e exigentes conosco, com as nossas instituições e com os locais e os atores onde e com quem coexistimos. A UPF e todas as universidades que aqui foram se encontrando a partir do primeiro encontro não são mais as mesmas. Damos novos sentidos às nossas universidades e a realidade ainda nos impõe novos desafios”, proferiu Bernadete aos presentes.
 
Após a explanação de autoridades, a noite seguiu com um painel sobre os desafios da extensão na América Latina em tempos de crises, com a participação de Cecília Maria Pires, da ANPOF Brasil, e Humberto Tommasino, da Universidade da República do Uruguai.

Jornada de Extensão
As Jornadas são organizadas de forma conjunta por meio de uma parceria entre a UNCPBA, a UPF, a Secretaria de Políticas Universitárias dependente do Ministério Nacional de Educação da Argentina, o Conselho Interuniversitário e a Rede Nacional de Extensão Universitária Argentina. Na região latino-americana, as Jornadas têm o apoio da União Latino-Americana de Extensão Universitária (ULEU) e da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM). As atividades seguem até 27 de abril.