Extensão

Espetáculo dos 26 anos do Grupo de Danças da UPF encanta público

18/06/2018

17:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Em uma noite de muitas emoções, ex-integrantes e atuais bailarinos apresentaram repertório com diversos estilos de dança

Os 26 anos do Grupo de Danças da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram comemorados com um espetáculo no último sábado, 16 de junho, no Teatro do Sesc, em Passo Fundo. O Grupo, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), apresentou um repertório recheado de muitas emoções revividas por ex-bailarinos e integrantes atuais. 

O Grupo de Dança é coordenado, desde sua criação, pela professora Sinara Ferreira da Costa, que, com comprometimento, dedica-se a formar bailarinos, a divulgar e a popularizar os vários estilos de dança: do ballet clássico, contemporâneo, jazz dance, folclore estilizado, dança de salão ao street dance. “A dança é um inimaginável universo de possibilidades, porque, quando nos entregamos a esse mundo, a emoção surpreende, os sentimentos mais diversos tomam conta de nosso ser, tocam a alma, mexem com os pensamentos”, disse. 

A Universidade como berço do conhecimento nas suas mais diversas formas, instiga transformações e mudanças promovendo a evolução dos seres humanos e cidadãos. “No campo da arte, a trajetória da dança iniciou em 1992, no Instituto de Artes, num momento em que a Universidade se voltava para o valor da dança, do teatro, da música”, contou. 

Ao longo dessa história, diversas pessoas se destacaram pela visão e pela paixão pela dança, tais como a professora Elba Ferreira da Costa. “Ela acreditou que o Grupo de Dança Tanz, como foi denominado em sua criação, seria um importante projeto de extensão da Universidade, essencialmente na divulgação e na popularização da arte da dança, assim como da visibilidade da marca UPF junto à comunidade e aos seus vários públicos”, destacou. 

O evento contou ainda com a participação especial da ex-integrante Endil Tamara de Mello, que conduziu o protocolo. Nesses 26 anos de história, o grupo de danças sagrou-se vitorioso em inúmeros festivais e competições de dança, em Passo Fundo e em várias cidades e estados do país. As vitórias somadas revelaram talentos da dança. Conforme ela, alguns ex-integrantes do grupo hoje são bailarinos e artistas que vivem da dança e de outras artes. “Foi um espetáculo de encher os olhos e o coração de emoção”, finalizou Sinara.