Extensão

Engenharia de Alimentos promove curso de Tecnologia de Produção de Queijos

19/03/2018

16:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Atividade é realizada em parceria entre a Universidade de Passo Fundo e as empresas Global Foods e DSM

O curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo (UPF) deu início, nesta segunda-feira, 19 de março, ao curso de extensão Tecnologia de Produção de Queijos, ofertado por meio de uma parceria da Universidade com as empresas Global Foods e DSM. A qualificação é direcionada a profissionais da indústria de laticínios e acadêmicos da UPF. 

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, professor Dr. Jeferson Piccin, o curso tem um caráter extensionista porque busca empresas de todo o Brasil e até de fora do país. “Temos representantes de empresas do setor de laticínios de quase todos os estados e ainda pessoas de fora do Brasil vindo aqui para a Faculdade de Engenharia para fazer uma espécie de reciclagem, aprender novas técnicas e ver o que tem sido desenvolvido de novo nessa cadeia produtiva”, explicou.
 
O curso será realizado até a próxima quinta-feira, 22 de março, nas salas de aula e em laboratórios do Centro de Pesquisa em Alimentos (Cepa). Tendências de mercado, conceitos de produção de queijos, boas práticas na fabricação e tecnologia para controle de mofos e leveduras estão entre os temas que serão abordados ao longo da semana. 

O curso de extensão contará com a presença de palestrantes experientes no ramo de laticínios, como Cláudio Costa, Jaime Dietrich, Jansen Torres, Juan Ballestrino, Luidson Castro, Mateus Ottomar e Rhuan Castro. “Essa interação entre universidades e empresas é um dos pilares principais para a construção de um conhecimento coletivo, então, só temos a agradecer à Global Foods e à DSM e aos parceiros. Estamos com aproximadamente 35 alunos e mais uma vez tivemos lista de espera devido ao grande interesse pelo curso, por isso, esperamos realizar novas edições”, comentou Piccin.