Ensino

Curso de Engenharia Mecânica promove minicursos para alunos do Ensino Médio

23/11/2017

13:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Engenharia Mecânica, promoveu, entre os meses de outubro e novembro, minicursos na área de projeto veicular e desenho assistido por computador. Participaram das atividades alunos de ensino médio das escolas Senhor dos Caminhos, do município de Tapejara; Colégio Rui Barbosa, de Carazinho; Cristo Rei, de Marau; e Júlia Lopes, de Soledade.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Dr. Márcio Walber, a capacitação de projeto veicular proporcionou aos alunos conhecimento teórico e prático dos principais requisitos a serem observados no projeto de um veículo off-road, compreendendo o funcionamento do sistema de freio, powertrain, suspensão e direção, eletroeletrônica e estrutura.

Já no curso de desenho assistido por computador, os alunos aprenderam os comandos e a execução de diversos desenhos de componentes. Posteriormente, foi realizada a impressão 3D e posterior manufatura em centro de usinagem vertical.  “As atividades desenvolvidas foram de suma importância, já que o aluno consegue ter noções do que é um curso de Engenharia e isso pode auxiliar na escolha da profissão”, destacou Walber.

Os cursos foram coordenados pelo professor Walber e plos professores Me. Lucas Zavistanovicz, Me. Leandro Dóro Tagliari e Me. Daniel Gasparin. Para o ano de 2018, a ideia é que os minicursos tenham continuidade, ocorrendo com maior frequência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8221 ou pelo e-mail secmec@upf.br.