Ensino

Curso de Engenharia Elétrica da UPF apresenta nova grade curricular

18/05/2018

16:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fabiana Beltrami/Gelsoli Casagrande

A nova proposta curricular concentra as aulas no turno da noite, facilitando a realização do curso para quem está no mercado de trabalho. O curso de Engenharia Elétrica é um dos cursos que está sendo ofertado no Vestibular de Inverno

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas, até o dia 4 de junho, para o Vestibular de Inverno 2018. Uma das novidades está concentrada no curso de Engenharia Elétrica que foi remodelado em sua estrutura curricular, ampliando a área de conhecimento dos futuros profissionais. Com a reformulação, as aulas vão ocorrer de segunda a sexta-feira, no período da noite, não tendo mais aulas aos sábados pela manhã. O curso oferece toda uma estrutura com diversos laboratórios ligados às engenharias e com equipamentos de última geração.  

De acordo com o coordenador do curso, professor Me. Rodrigo Siqueira Penz, foram inseridas novas disciplinas, com foco em energias renováveis e nas áreas de projetos, mantendo a estrutura das atuais disciplinas de conhecimentos específicos. “O curso também unificou as duas linhas de formações específicas (telecomunicações e mecatrônica), passando a ofertar um curso que formará um engenheiro de conhecimentos mais abrangente e mais preparado para as diversidades da área. Também, devido a exclusão das aulas de sábado, o tempo de duração do curso foi alterado para 6 anos. Um ponto diferencial do novo curso é a existência de apenas 14 créditos no primeiro semestre, mantendo a noite de sexta-feira sem aulas”, explicou.

O valor para a matrícula no curso de Engenharia Elétrica, já com o PAE pré-aprovado da UPF é de apenas R$ 703,00, assim como as demais parcelas mensais do semestre. “Com o novo curso, o aluno vivencia uma relação direta com a área da Engenharia Elétrica desde o primeiro semestre, amparado pelo grande número de disciplinas com caráter experimental, que representam mais de 30% da grade curricular, sendo este o grande diferencial do curso de Engenharia Elétrica da UPF: a formação de um Engenheiro de conhecimentos teóricos e práticos”, destacou Penz.

Pesquisas recentes mostram a escassez de engenheiros no Brasil e em todo o mundo. No país, o mercado de trabalho das engenharias está aquecido, e a previsão é de que esse quadro se acentue, sobretudo nas áreas de telecomunicações, automação industrial e geração de energia, aspectos contemplados no curso da UPF. “A área da Engenharia Elétrica está atualmente inserida nas mais diversas aplicações, desde simples equipamentos residenciais até os mais sofisticados equipamentos médicos. Atualmente, a eletrônica é o maior mercado econômico do planeta, abrindo novos mercados permanentemente”, enfatizou o professor.

Vestibular de Inverno da UPF 2018
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2018 para ingresso em diferentes cursos de graduação. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 4 de junho, para vagas disponíveis em Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A prova será no dia 9 de junho. 

Com opções que facilitam o acesso ao ensino superior, a UPF disponibiliza bolsas por meio do Prouni, Bolsa Auxílio 25% e Bolsa FUPF. Além dos financiamentos por meio do Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF), Programa Emergencial de Crédito (PEC) e Programa Municipal de Crédito (Promucred). Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo Disque Vestibular, 0800-701-8220 ou pelo e-mail informacoes@upf.br.