Extensão

Curso de Artes Visuais promove oficina de artes para pessoas com esquizofrenia

24/03/2017

10:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na última sexta-feira (17/03), o curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), por intermédio da Divisão de Extensão, recebeu um grupo de pacientes da Clínica Cristo Rei. Na oportunidade, eles visitaram a Universidade de Passo Fundo (UPF) e participaram de uma oficina de artes.

Como parte das atividades, os pacientes realizaram uma visita à exposição “Deidades - Seres divinos - Infogravuras”. Conhecida também como gravura digital ou infografia, ela é um processo contemporâneo de gravação de imagens por meios digitais. A impressão pode ser feita em papéis ou telas ou outros suportes. A exposição é o resultado de um desafio feito em sala de aula pela professora da disciplina, Margarete Barriquel De Cesaro.

Após a visita à sala de exposição Laura Borges Felizardo, os pacientes foram ao atelier de artes, onde foi realizada uma atividade de recorte e colagem para incentivar a produção artística e intelectual dos participantes. Também foram desenvolvidas ações com a equipe que já realiza o atendimento de rotina dos pacientes, orientados pela professora e  arteterapeuta Mariane Loch Sbeghen.
  
Segundo Mariane, as atividades ligadas à arte proporcionam às pessoas uma forma de se comunicar sem barreiras. Nesse sentido, eles foram estimulados dentro de seus limites e suas potencialidades, sendo gradativamente encorajados a assumir novos desafios, na medida em que se mostrarem mais seguros e confortáveis. “Nosso objetivo era que os pacientes saíssem da instituição sabendo um pouco da importância da reciclagem e sua aplicação em diferentes suportes. Os temas trabalhados foram natureza, flores, árvores, animais e frutos. Foi uma manhã produtiva, criativa e de muita parceria e amizade”, destacou.
 
 A ação foi coordenada pela professora Mariane, que recebeu apoio das alunas do curso de licenciatura em Artes Visuais Bianca Antunes e Danielly Schneider, além da funcionária da Divisão de Extensão Roberta Dalpaz.