Geral

Calouros da Medicina UPF participam de trote solidário na Oncologia do HSVP

21/02/2018

17:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Silvestro/ Assessoria de Comunicação HSVP

A Atlética de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), promoveu na segunda-feira, 20 de fevereiro, um trote solidário no Centro Oncológico Infantojuvenil do Instituto do Câncer Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

De acordo com o vice-presidente da Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF), João Vitor Longo, a ideia de realizar um trote solidário surgiu ainda no ano passado, sendo posta em prática nesse início de semestre. “Tivemos a ideia e conversamos com o pessoal da Oncologia para efetuar o projeto. Estávamos com um certo receio, mas ao apresentamos a proposta para os calouros tivemos adesão de meninas e meninos”, contou.

A proposta dos veteranos do curso de Medicina foi de que os calouros visitassem o Centro Oncológico Infantojuvenil para que conhecessem o espaço e a luta de crianças e adolescentes contra o câncer. Conforme João Vitor, mais de 10 calouros rasparam o cabelo e duas novas alunas também participaram cortando alguns centímetros de seus cabelos, entregando para doação.

O ato de cortar o cabelo foi realizado com alegria pelos calouros, marcando o momento de entrada na FM, contudo para muitas pessoas é diferente, pois significa a luta no tratamento contra o câncer. “Ficamos muito felizes, tanto os calouros, quanto as crianças. Acho que valeu como lição de vida, pois os alunos puderam ver as dificuldade das crianças que mesmo lutando pela vida tinham um sorriso no rosto”, disse.

A Atlética é uma organização dos estudantes de diferentes níveis do curso de Medicina UPF, que promove a integração e a saúde dos alunos por meio do esporte. “Os alunos da Medicina não tem muito tempo para fazer atividade física, devido a rotina densa, então organizamos ações promovendo a saúde e qualidade de vida”.