Ensino

Acadêmicos da Engenharia Mecânica UPF podem atuar em diferentes áreas

22/03/2018

16:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Universidade de Passo Fundo oportuniza experiência na Equipe Aerocócus para alunos que desejam seguir na área de engenharia aeronáutica

A equipe Aerocócus, da Universidade de Passo Fundo (UPF), oportuniza que acadêmicos de Engenharia Mecânica e de demais cursos de engenharia possam desenvolver um projeto de um avião radiocontrolado, utilizando conhecimentos de engenharia aeronáutica e técnicas para construção do equipamento. O projeto construído pelos acadêmicos, participa todos os anos da Competição SAE Brasil AeroDesign, que reúne equipes de diversas instituições do Brasil e do exterior. 

O trabalho do engenheiro aeronáutico é atuar na elaboração de projetos e fabricação de aeronaves. A experiência proporcionada pela UPF possibilita que os alunos sigam a carreira profissional na área aeronáutica, abrindo novos horizontes aos ramos tradicionais da engenharia. 

Rogério Rodrigues da Silva Filho formou-se em Engenharia Mecânica pela UPF em 2016, mas, ao longo da sua graduação, participou da Equipe Aerocócus, tendo os primeiros contatos com a área. “Começamos do zero, procurando por espaço físico, materiais, ferramentas, aprendendo sobre a competição. Tivemos grande apoio do colegiado da Engenharia Mecânica, que foi de extrema importância para o início da equipe”, contou.

De acordo com Silva Filho, um dos grandes desafios foi aprender os fundamentos da engenharia em um projeto aeronáutico. Esse estudo foi ampliado nas áreas de projeto conceitual de aeronaves, aerodinâmica, estruturas aeronáuticas, estabilidade e controle de aeronaves, desempenho, projeto elétrico, além da própria construção da aeronave. “Aprendemos um pouco a trabalhar com madeiras especiais, materiais compostos, como fibra de carbono e gabaritos. O trabalho em equipe também foi um desafio, mas, como recompensa, fiz grandes amigos. Lembro de sermos parabenizados pelo fato de o nosso avião voltar inteiro, já que era a primeira vez da Equipe Aerocócus na competição. Até hoje, acompanho a equipe e fico admirado como o grupo está crescendo e se destacando entre as equipes do Brasil”, afirmou.

Rodrigo conta que, além da experiência na equipe, o incentivo para a produção de artigos foi importante para o seu desenvolvimento, tanto acadêmico, quanto profissional, pois ele estagiou em uma companhia que desenvolve e fabrica veículos aéreos não tripulados (VANTs) e sistemas embarcados. “Em 2016, fui para São José dos Campos/SP realizar meu estágio e tive a oportunidade de fazer o curso de prevenção de acidentes aeronáuticos pelo Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Trabalhei nessa empresa por quase dois anos e agora sigo para meu mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Minha participação na equipe Aerodesign foi o início da carreira, e foi nela que despertei ainda mais minha admiração pela aeronáutica e onde recebi motivação e apoio para seguir em frente”, finalizou.

Egressa é selecionada para mestrado em engenharia aeronáutica no ITA
Betina Paixão formou-se em Engenheira Mecânica em julho de 2017 e durante a graduação também integrou a equipe Aerocócus. “Participar da equipe foi uma das melhores experiências da minha vida, pois já tinha grande interesse pela área e, dessa forma, pude vivenciar cada momento, conquistando grandes ensinamentos da engenharia aeronáutica e podendo colocar tudo em prática, não só a realização do projeto, mas também a construção. E o mais importante em estar na equipe foi a motivação do grupo e do nosso orientador em tentar fazer sempre o melhor para alcançarmos nossos objetivos”, disse.

Betina foi aprovada neste ano para o mestrado em Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que figura entre as faculdades de Engenharia do Brasil. “Sempre tive interesse na área de aeronáutica, de estudar como é desenvolvido um avião, como é projetado, como é o seu funcionamento. Enfim, por alguns motivos não pude começar meus estudos nessa área, mas então, na Engenharia Mecânica, pude ter o contato com a área e tive um grande incentivador, que foi o meu orientador, e agora estou tendo a oportunidade de concluir os meus estudos. Poder criar, modelar, cuidar da manutenção de uma aeronave é um grande desafio e com certeza quero enfrentar esse desafio!”, destacou. 
 
Engenharia aeronáutica, um campo promissor

Segundo o coordenador da equipe Aerocócus, professor Me. Rodrigo Santana, não somente a engenharia aeronáutica, como também a engenharia aeroespacial, são segmentos que estão ganhando muita atenção do governo federal no Brasil. “Recentemente, vimos uma iniciativa da gigante Boeing para unir forças com a Embraer. Isso está acontecendo porque grandes empresas do setor aeronáutico mundial estão se juntando para tentar dominar o mercado mundial. Isso é uma excelente notícia para nós, brasileiros, porque a Embraer realmente tem uma visão estratégica de mercado muito acima da média. Portanto, fica evidente o interesse e, consequentemente, as possibilidades de trabalho nessas áreas aqui no país”, explicou. 

Conforme o professor Rodrigo, diversos egressos da UPF, com experiência na Equipe Aerocócus, têm tido a oportunidade de seguir os estudos na engenharia aeronáutica. “O projeto é o ‘ponta-pé inicial’ para quem deseja seguir carreira nessa área. A engenharia mecânica é uma área extremamente abrangente, portanto, o aluno consegue aprender apenas fundamentos básicos durante o curso. O projeto AeroDesign, como tantos outros, constitui-se como uma grande oportunidade para o aluno enxergar o universo de possibilidades dos conhecimentos adquiridos. São em projetos como esse que o acadêmico de engenharia pode superar a lacuna que existe entre a teoria e a prática”.