Ensino

Acadêmicos da Engenharia Civil participam da V Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso

26/06/2017

17:02

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

Mais de 50 projetos desenvolvidos em seis diferentes áreas foram apresentados na Universidade de Passo Fundo

A Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF), por meio do curso de Engenharia Civil, promoveu, na última sexta-feira, dia 23 de junho, a V Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O encontro, que reuniu acadêmicos, familiares e professores, foi realizado no Centro Tecnológico de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec). Nessa edição da Mostra, 59 trabalhos, divididos em seis diferentes áreas, foram apresentados a uma banca de professores, que realizaram a avaliação das pesquisas.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Francisco Dalla Rosa, e o coordenador da Mostra, Vinicius Scortegagna, realizaram a abertura do evento, destacando a importância da pesquisa para a formação profissional dos futuros engenheiros civis. “Os trabalhos desenvolvidos na Mostra têm contribuições positivas para a área da Engenharia Civil, tanto na avaliação de problemas quanto no desenvolvimento de novos materiais”, destacou o coordenador do curso.

Os trabalhos foram divididos nas áreas de materiais de construção e construção civil; infraestrutura de transportes; hidráulica e saneamento; geotecnia; gerenciamento e controle de obras; e estruturas. Os estudos foram apresentados à comunidade acadêmica e expostos como pôsteres nas paredes do prédio do Cetec, contendo informações referentes à pesquisa desenvolvida por cada acadêmico.

O evento marca o encerramento do semestre do curso de Engenharia Civil e possibilita que a comunidade acadêmica conheça as pesquisas que estão sendo desenvolvidas. “A Mostra surgiu como uma ideia de trazer os trabalhos para uma avaliação menos formal, tirando um pouco a tensão daquela banca onde os alunos apresentam trabalhos em uma sala de aula fechada. Do ponto de vista do colegiado, isso não valorizava os trabalhos. Por esse motivo, a Mostra proporciona a avaliação e, ao mesmo tempo, a promoção dos trabalhos, que, antes, não eram mostrados a mais ninguém além da banca”, contou o coordenador da Mostra.