Pesquisa e Inovação

Acadêmico de Química Bacharelado da UPF analisa minerais comercializados na região

09/10/2017

10:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os minerais comercializados no Planalto Médio são o objeto de pesquisa do acadêmico João Marcos da Silveira, do curso de Química Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF). O projeto de pesquisa tem como objetivo utilizar uma metodologia investigativa para descobrir se os minerais comercializados apresentam as propriedades esperadas, identificando sua família na classificação mineralógica, e orientando para a correta comercialização.

A pesquisa será realizada nos próximos meses, sob orientação do professor Me. Delton Luiz Gobbi, no Instituto de Ciências Exatas e Geociências da UPF e no Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CT-Pedras). Os ensaios começarão com a determinação da solubilidade em ácido de cada um dos minerais cedidos pelo CT-Pedras, seguindo para testes físicos como dureza, traço, cor, brilho e densidade.

Os testes serão concluídos com a determinação da composição química de cada mineral, utilizando o espectrofotômetro de fluorescência de raio X, aparelho capaz de medir a proporção e quais átomos se encontram no minério, isso servirá para confirmar com 100% de certeza a identidade do mineral.