Ensino

A mulher advogada em destaque na Faculdade de Direito

19/03/2018

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8 de março, a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), juntamente com o Projur Mulher e Diversidade e com a Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Passo Fundo, promoveu um encontro com a comunidade acadêmica. A atividade ocorreu na sexta-feira (16), no auditório da Faculdade.

A conferência abordou temas como os desafios, os direitos e as conquistas da mulher advogada. As palestrantes convidadas foram a professora Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, ex-presidente da OAB Seccional do Rio Grande do Sul e Conselheira Decana do Conselho Federal da OAB, e Rosangela Herzer dos Santos, advogada, diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA) do Rio Grande do Sul. A mediação foi feita pela advogada Beatriz Peruffo, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS.

Presente no evento, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou que a história tem mostrado a força das mulheres na luta pela igualdade e pela conquista de espaços tradicionalmente ocupados por homens. Em sua fala, destacou a coordenação da professora Maira Tonial, a primeira mulher a coordenar o curso de Direito da UPF em 62 anos de atividades. “É uma alegria podermos conversar, neste mês tão importante, e refletirmos. É importante que tenhamos esses espaços e que saibamos usá-los como ferramentas para nosso crescimento, desenvolvimento e inserção. Estamos passando por tantos retrocessos e isso nos exige uma postura de ação e questionamentos. Juntas, encontraremos os meios para a tão sonhada igualdade”, disse.

A coordenadora do curso de Direito da UPF, professora Maira Tonial, destacou que a noite foi simbólica. “Temos que nos sentir privilegiados pela oportunidade de ouvir essas mulheres e suas histórias e participar dessa grande troca de experiências. Isso nos faz ter esperanças de um mundo melhor”, destacou.

Em sua fala, a professora Cléa destacou a importância do conhecimento como instrumento para a mudança do mundo. “Precisamos conhecer o direito, buscar informações. Hoje, temos todas as possibilidades com a internet. Está em nossas mãos o futuro”, afirmou.