Ouvidoria

Ouvidoria

A Ouvidoria da UPF é um canal de comunicação que oportuniza a participação docente, discente, administrativa e da comunidade na resolução de dificuldades referentes ao funcionamento da nossa Instituição. Também está disponível para receber e ouvir proposições e sugestões. A Ouvidoria da UPF foi criada pela Portaria número 02/2003, de 22 de janeiro de 2003. O sigilo e o anonimato são assegurados a todos usuários do setor.

Objetivo da Ouvidoria
Incentivar o exercício da cidadania no ambiente acadêmico, criando condições para que todos compreendam a necessidade de cumprir os seus deveres e exigir os seus direitos.

Funções do setor
• Receber a todos e ouvir as demandas registradas;
• Analisar as solicitações;
• Orientar e sugerir ações que possam ser tomadas com o propósito de obter soluções adequadas para dificuldades;
• Trabalhar ações que possam ser tomadas a fim de obter soluções adequadas para os problemas;
• Ajudar imparcialmente a solucionar conflitos;
• Mediar ou facilitar discussões entre professores, funcionários, alunos e comunidade;
• Colaborar para a melhoria dos processos de gestão, administrativos e acadêmicos de gestão;
• Contribuir com o desenvolvimento institucional.
• Oferecer um local privado para professores, funcionários, alunos e comunidade externa apresentarem suas questões. 

Procedimentos do setor quando um registro é efetuado
• Ouvir cuidadosamente as questões;
• Fazer mediações e orientações para obter as informações necessárias;
• Discutir opções e gerar estratégias alternativas;
• Analisar e encaminhar os registros aos setores, fazendo o acompanhamento até as soluções finais;
• Informar ao(s) autor(es) do(s) registro(s) os encaminhamentos feitos e  os resultados obtidos.

Funcionamento da Ouvidoria
Efetivação do registro;
Análise;
Encaminhamento ao coordenador, gestor, diretor ou responsável pela solução do pedido;
Gerenciamento da questão pelo responsável;
Retorno à ouvidoria;
Resposta ao autor do registro.

Quando recorrer à Ouvidoria?
Após ter procurado orientação nos setores envolvidos(professor, coordenador, diretor ou outra chefia), sem obter êxito.
Houver ciência de alguma irregularidade.
Entender que qualquer direito tenha sido desrespeito.
Desejar contribuir para tornar a UPF ainda melhor.

A quem se dirigir
Profª Maria Aparecida Tagliari Estacia, ouvidora da Universidade de Passo Fundo, e Raquel Maria Rufatto, auxiliar administrativa, estarão à sua disposição no setor.

Formulário

A Ouvidoria é um canal de comunicação aberto e transparente, que atua na mediação da relação entre a UPF e seus públicos: alunos, professores, funcionários e comunidade. Para acessar o formulário, clique aqui.