Vestibular

Vestibular UPF: incentivo às licenciaturas

15/05/2017

11:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Processo seletivo oferece gratuidade na inscrição e bolsas de estudo aos acadêmicos de cursos de licenciatura. Inscrições devem ser efetuadas no site vestibular.upf.br

Já pensou em seguir a carreira de professor? A Universidade de Passo Fundo (UPF) tem tradição na formação docente e é a única universidade do norte gaúcho que dispõe de 13 cursos de licenciatura em andamento. Assumindo esse compromisso com a formação docente, a UPF oferece incentivos para os vestibulandos que desejam ingressar nos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras – Português e Inglês e Pedagogia por meio do ingresso no Vestibular de Inverno 2017.

As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 5 de junho. Os cursos de licenciatura fazem parte do Grupo 1 e têm gratuidade na inscrição. A prova será no dia 10 de junho e os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, que será das 14h às 15h30min.

A UPF oferece gratuidade de 50% nas mensalidades dos cursos de licenciatura, por meio do Programa de Bolsa FUPF (lei nº 12.101/09). O programa é regido por edital. Neste vestibular, o benefício está previsto para todos os cursos de licenciatura no Campus Passo Fundo: Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras – Português e Inglês e Pedagogia.

Ciências Biológicas

A UPF, durante nove anos consecutivos (2008-2016), esteve entre as melhores colocadas no Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante, da Editora Abril, com um segundo e oito primeiros lugares na categoria “As melhores por área de conhecimento”, em Meio Ambiente e Ciências Agrárias. O licenciado em Ciências Biológicas pela UPF apresenta uma formação básica por meio de adequada fundamentação teórico-prática, dominando conceitos e metodologias da área. Tem como alicerce o conhecimento sobre a diversidade dos seres vivos, a sua organização estrutural e funcional nos diferentes níveis taxonômicos, bem como a sua evolução e as relações ecológicas. Além disso, a formação pedagógica consistente o prepara para a atuação docente competente e comprometida com a qualidade do ensino, por meio do conhecimento crítico do contexto escolar e da capacidade de articular os saberes específicos e os empíricos com os saberes pedagógicos.

Educação Física

O curso proporciona a construção de sólidos conhecimentos, desenvolvendo as habilidades necessárias à formação de um profissional qualificado para atuar na educação básica. Trata a cultura corporal humana sob a ótica pedagógica em instituições de ensino públicas e privadas. O licenciado em Educação Física é habilitado para intervir no contexto escolar, contribuindo com o desenvolvimento da cultura e o cultivo da saúde e qualidade de vida por meio do conjunto das ações técnicas e científicas relacionadas à área.

História

Na licenciatura, além da formação vinculada aos períodos históricos, os acadêmicos trabalham com questões relativas aos direitos humanos, à história e à cultura dos povos africanos e indígenas, questão de gênero, educação ambiental e relações étnico-raciais, entre outros. Esses temas são transversalizados ao longo do curso de graduação. No mercado de trabalho, o profissional também pode atuar em museus e centros culturais; prestar assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas na organização de eventos histórico-culturais; atuar na coleta e na revisão de informações para publicações, exposições e meios de comunicação social; fomentar projetos e práticas ligadas à gestão e à preservação do patrimônio histórico.

Letras

O licenciado em Letras tem um amplo mercado de trabalho. Além do ensino regular, no ensino fundamental e médio, o licenciado pode atuar em cursos livres de línguas, em cursos pré-vestibulares e em cursos técnicos e preparatórios para concursos. Em instituições de ensino superior e de pesquisa, podem trabalhar como revisores, críticos literários, roteiristas, resenhistas ou em organizações não governamentais. Estão aptos, ainda, a exercer funções como escritores, tradutores, entre outras atividades.

Pedagogia

A demanda por profissionais graduados em Pedagogia é crescente em razão das políticas públicas sobre a universalização e a ampliação do acesso à escola, especialmente na Educação Infantil. O mercado de trabalho inclui a docência em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais, incluindo Educação de Jovens e Adultos), e Ensino Médio (modalidade Normal). Egressos também podem atuar em cursos de Educação Profissional na área de Serviços e Apoio Escolar; em espaços não escolares, nos quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e em gestão educacional. Há que se destacar ainda o trabalho do pedagogo em processos educativos que contribuam para a humanização dos sujeitos, na educação integral, na educação em direitos humanos, nos movimentos sociais, nas comunidades indígenas, nas empresas, ONGs, enfim, onde a intervenção pedagógica for necessária para qualificar a formação.

Informações

Saiba mais sobre o processo seletivo do Vestibular de Inverno UPF pelo site vestibular.upf.br. Conheça os outros cursos disponíveis, bolsas e créditos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Vestibular, 0800-701-8220 ou pelo e-mail informacoes@upf.br.