Ensino

VII Semana Acadêmica Integrada do Iceg inicia na próxima segunda-feira (29)

26/05/2017

16:05

Por: Assessoria de Imprensa

Programação contempla a XV Semana da Química, XIII Semana Acadêmica da Geografia, XII Semana Acadêmica do Curso de Física e a Semana Acadêmica da Matemática

Com a temática “Quem sou eu: profissional ou cidadão”, o Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) promove a VII Semana Acadêmica Integrada. A programação, que acontece a partir desta segunda-feira, dia 29, e segue até o dia 2 de junho, contempla a XV Semana da Química, a XIII Semana Acadêmica da Geografia, a XII Semana Acadêmica do Curso de Física e a Semana Acadêmica da Matemática. A abertura oficial será no dia 29, às 19h20min, no Centro de Eventos, Campus I.

O objetivo desta edição, segundo os organizadores, é proporcionar aos profissionais em formação ou atualização o debate e a reflexão de temas que possibilitem a complementação de saberes que permitam ao profissional se reconhecer e assumir sua condição de cidadão na atual sociedade. As atividades são voltadas para acadêmicos e professores da graduação e pós-graduação do Iceg e demais unidades da UPF, além de profissionais interessadas nos temas em debate.

A Semana Acadêmica Integrada é uma realização do Diretório Acadêmico do Iceg (DACEG), da coordenação de Extensão da Unidade e de professores e alunos dos cursos de Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura), Química (Bacharelado), além de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM).

Programação

Na terça-feira (30), ocorrem quatro atividades paralelas, todas com início às 19h20min. No auditório da Faculdade de Odontologia, acontece a palestra “Lentes gravitacionais e seu uso - a pesquisa da evolução das galáxias”. A convidada é a professora Dra. Cristina Furlanetto (UFRGS). Em uma sala de aula do Iceg, prédio B2, ocorre a palestra “Letramento digital do professor de Geografia: tecnologias digitais vão além do PowerPoint”, com a professora Ana Maria de Oliveira Pereira (UFFS). No auditório do Iceg, o tema será “Terminada a graduação, o que fazer”, com a professora Neuza Terezinha Oro (UPF). Já no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), acontece o painel “Ciências forenses”, com o professor Luiz Fernando Kramer Pereira Neto (UPF) e a perita do Instituto Geral de Perícias de Passo Fundo, Rita de Cássia Silveira.

Na quarta-feira, dia 31, duas atividades acontecem a partir das 19h20min. No auditório da Feac, acontece a palestra “Formato da Terra”, com o professor Fernando Lang da Silveira (UFRGS). No auditório do Iceg, acontece a mesa redonda com o tema “Sou químico (a), e agora?”. Os palestrantes serão Guilherme Robson Müller (mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UPF), professor Jean Carlo Salome dos Santos Menezes (Unoesc); José Augusto Stefini, aluno do PPGECM e funcionário da Corsan; professor Josias Merib (UFSC); Monique Deon (doutoranda do PPGQ da UFRGS) e Priscila Boff, química da empresa Kin Master.

Na quinta, dia 1º, acontece a conferência “As mulheres na ciência”, com a professora Márcia Cristina Bernardes Barbosa (UFRGS). A atividade será das 19h20min às 22h35min no Centro de Eventos. A programação encerra na sexta-feira, dia 2, no Centro de Eventos, com a conferência “Sexualidade, gênero e educação”, com a professora Dra. Patrícia Ketzer (UPF).

Após a palestra, ocorre o IcegFest, uma integração de encerramento das atividades. O local será a Associação dos Funcionários da UPF.

Programação extra na XV Semana do Químico

Além das palestras, debates e conferências, a XV Semana do Químico realiza outras ações nos turnos da manhã e tarde.

Na terça-feira, dia 30, das 14h às 17h30min, acontece o minicurso “A leitura no contexto midiático da atualidade”, com a professora Patrícia da Silva Valério (UPF). No mesmo horário, será promovido o minicurso “Técnicas modernas de preparo de amostras para análise de compostos”, com o professor Dr. Josias Merib (UFSC).

Na quarta-feira (31), também das 14h às 17h35min, acontecem os minicursos “(Re)planejando o trabalho em sala de aula: uma etapa fundamental na constituição de um professor-pesquisador”, com os professores Guilherme Robson Müller e José Augusto Stefini; e “Um insight em materiais porosos nanoestruturados e suas aplicações”, com Monique Deon.

Na quinta, acontece o minicurso “Coagulação e floculação”, com Jean Carlo Salome Menezes, e, na sexta, o tema será “Tabela periódica de 1869 a 2017 – Atualizações técnicas e didáticas”, com o professor J. C. Gonçalves.

As atividades encerram no sábado, com o minicurso “UHE Belo Monte: da construção aos impactos ambientais e sociais da região”, com o professor Roberto Oliveira da Silva.

Todos os encontros acontecem em salas de aula do Iceg.