Geral

VII ECOB debate proposta de criação de Agências de Bacias Hidrográficas

11/10/2017

19:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), participou, nos dias 5 e 6 de outubro, em Santa Maria, do VII Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul (Ecob/RS). O encontro ocorreu no Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano (Unifra) – Campus Santa Maria, reunindo aproximadamente 100 representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas. 

Representou o Coaju no evento, Fabiano Santiago Pereira, vinculado à Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho. Fabiano é membro titular da plenária no grupo 2, Representantes da População, na categoria Poder Legislativo Estadual e Municipal.

O encontro foi dedicado à formação da Câmara Técnica de Outorga dos Usos da Água e ao posicionamento dos comitês frente à proposta de criação de Agências e Bacias Hidrográficas, juntamente com as mudanças de estrutura administrativas provenientes da proposta. Na oportunidade, os representantes de cada um dos comitês apresentaram suas deliberações referentes à proposta de criação das agências.

Na oportunidade,  também foi apresentado o projeto “Legado”, da Agência Nacional das Águas (ANA). De acordo com o palestrante Nelson Freitas, o projeto é um esforço institucional de consolidação de propostas para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Recursos Hídricos e do quadro institucional a partir da sistematização dos diversos estudos e diagnósticos existentes, de reflexões produzidas pela ANA e de consultas dirigidas aos atores do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e outros atores. 

Durante o VII ECOB/RS, também ocorreram as reuniões das Câmaras Técnicas de Gestão da Região Hidrográfica do Guaíba (CTG) e da Região Hidrográfica do Uruguai (CTU).