Pesquisa e Inovação

Vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF participa de reunião na Fapergs

19/10/2017

18:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação Fapergs

Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul recebeu membros do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do estado

Nessa quarta-feira (18), o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Leonardo José Gil Barcellos, juntamente com a professora Dra. Rosa Maria Locatelli Kalil, coordenadora institucional do stricto sensu, participou da reunião promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). O encontro contou com a presença de membros do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do estado do Rio Grande do Sul (Foprop/RS).

Entre os assuntos abordados, estiveram os editais da Fapergs recentemente finalizados e os que estão por vir. Na reunião, ainda foi debatida a mobilização para a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e o "Dia C da Ciência", que será realizado no dia 25 de outubro como uma iniciativa de universidades federais, centros e institutos tecnológicos para conscientizar a população sobre o impacto da ciência em sua vida cotidiana e sobre a importância do investimento em pesquisa científica. 

Para Barcellos, a reunião foi um momento importante que aponta para a crescente interação entre o Foprop-RS e a Fapergs, uma vez que as instituições precisam estabelecer e organizar ações para promover o crescimento da pesquisa e da pós-graduação no RS. “Foi uma excelente oportunidade para que pudéssemos trocar informações, debater as ações que podem ser feitas e conhecer os editais que serão oferecidos”, destacou. Barcellos ainda aponta que a presença da UPF nesses espaços é importante em razão de que as oportunidades são debatidas e de que é possível opinar e contribuir para a melhoria das ações tanto do Foprop quanto da Fundação. “Nessa reunião, obtivemos informações em primeira mão sobre os editais que serão lançados em breve, com destaque para a internacionalização e para a aquisição de infraestrutura multiusuária” pontua.