Extensão

Valorizando os espaços históricos e arquitetônicos da cidade

09/12/2016

17:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Terceira edição do projeto Relendo Passo Fundo foi realizada neste mês de dezembro em Passo Fundo

O III Capítulo do Relendo Passo Fundo visitou 19 edifícios com relevância histórica e arquitetônica do município. A iniciativa é realizada pelo projeto de extensão VivA!emau – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). A última edição foi realizada no dia 3 de dezembro e contou com a participação de alunos e professores da UPF, entre outros interessados. 

Os percursos urbanos pela cidade iniciaram na Praça Marechal Floriano e terminaram na Praça Tochetto. Como nas outras edições, um grupo realizou o registro fotográfico dos pontos visitados e o grupo Urban Sketchers registrou em croquis à mão livre, cenas da cidade. 

O Capítulo III do evento teve como objetivo desvendar alguns prédios significativos de, basicamente, dois períodos da arquitetura: art déco e ecletismo. “Muitos desses prédios estão com suas características ocultadas total ou parcialmente pela poluição visual. O objetivo deste percurso foi discutir a interferência dos elementos de publicidade na configuração do espaço urbano, na leitura da paisagem e da arquitetura”, revelou a coordenadora do VivA!Emau, professora Carla Portal Vasconcellos.

O “Relendo Passo Fundo” é um evento que visa desenvolver a construção de relações entre as pessoas e a cidade através de Percursos Urbanos guiados por meio de espaços e edificações de caráter histórico ou de interesse arquitetônico, sendo de livre adesão à comunidade em geral. “Muitos conjuntos são de difícil percepção, mas aos poucos todos puderam compreender as características básicas das diferentes fases da arquitetura que foram apresentadas. Também admiraram-se com o número ainda significativo de edificações capazes de contar, testemunhar e revelar a história da cidade e das alterações em sua estrutura em função dos ciclos econômicos, deslocando usos e áreas centrais mais para cá ou para lá, por tropas ou ferrovia”, pontuou a professora Carla.

O objetivo geral do evento é promover a valorização dos espaços de significação histórica e arquitetônica. “Foi com chuva mesmo. Assim, de alma literalmente lavada e pés molhados, que o VivA!emau foi Relendo Passo Fundo. Acomodados sob guarda-chuvas e de megafone novo em punho, alunos e professores foram relatando o que estudaram e pesquisaram sobre os 19 edifícios visitados”, destacou Carla.

Para o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UPF e bolsista do VivA!emau Mateus Almeida, participar do Relendo Passo Fundo é um grande aprendizado. De acordo com ele, as noções sobre patrimônio histórico são transmitidas de maneira prática e sensitiva, assimilando o que é visto pelos alunos em sala de aula. O projeto também desperta e enfatiza a preservação patrimonial. “A abordagem da cultura local e da formação urbana da cidade de Passo Fundo proporciona um link entre a história e a atualidade. Além disso, proporciona a nós, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, o fortalecimento da consciência de preservação patrimonial”, ressaltou Mateus.

As edições anteriores, ocorridas nos dias 28 de maio e 2 de julho de 2016 percorreram um total de 40 pontos. As atividades do projeto serão retomadas em 2017.