Extensão

Vacina quadrivalente contra o HPV é oferecida à comunidade acadêmica com desconto

02/10/2017

10:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Serviço é intermediado pela Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia (Lagos) da Faculdade de Medicina da UPF, pelo segundo ano consecutivo

A infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) é considerada, atualmente, a doença sexualmente transmissível (DST) com maior prevalência em todo o mundo. Ela está intimamente associada ao câncer de colo uterino, que é a quarta causa de morte por câncer na população feminina. Os homens são os principais responsáveis pela transmissão da infecção às mulheres, uma vez que, diferente de outras DSTs, o HPV é transmitido mais facilmente do homem para a mulher. Além disso, a população masculina também é atingida por cerca de 10 mil casos de cânceres relacionados ao HPV (pênis, ânus, laringe, orofaringe e cavidade oral).

Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia (Lagos), projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF), em parceria com o laboratório MSD, renovou a campanha contra o HPV. Além de trazer conhecimento e atualizações sobre a doença, a Liga disponibiliza a todos os alunos, bem como aos seus familiares, e também aos professores e funcionários da UPF, a vacina quadrivalente com desconto, que previne infecções pelos quatro tipos mais comuns de vírus do HPV.

Quem pode participar?

A vacinação está disponível para meninas e mulheres dos 9 aos 45 anos e para meninos e homens dos 9 aos 26 anos, independentemente de já terem iniciado ou não a sua vida sexual. Estima-se que, se houver vacinação completa da população, os casos de câncer de colo uterino podem ser reduzidos em dois terços.

Interessados em se vacinar devem entrar em contato com uma das clínicas apoiadoras através dos telefones (54) 3313-6218 (Cia da Vacina) ou (54) 3314-6107 (Oficina de Vacinas). Após o cadastro, a clínica parceira fará o agendamento da vacinação, que será realizada em três doses: a dose inicial; a segunda dose, feita dois meses após a primeira; e a terceira, seis meses após a primeira.

Mais informações

Mais detalhes podem ser obtidos pelo e-mail lagos.upf@gmail.com ou pela página do Facebook “Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia – UPF”. A Lagos é coordenada pela Dra. Silvane Nenê Portela e tem como colaboradora a Dra. Grazieli Sassi.