Fundação UPF

UPFTV transmitirá a programação da TV Cultura

31/08/2020

08:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A transmissão em Passo Fundo e região inicia a partir desta terça-feira, 1º de setembro

A UPFTV tem uma grande novidade para apresentar a região: passa a transmitir a programação da TV Cultura, a partir do dia 1º de setembro. Serão cerca de 20 horas de programação diária da TV Cultura, com programas de jornalismo, arte e cultura, infantil e educação durante todos os dias, exceto nos horários da programação local, que abrange o Café Expresso, primeira e segunda edição e o programa Universidade Aberta.
 
A TV Cultura de São Paulo é mantida pela Fundação Padre Anchieta e produz programas conceituados como o Roda Viva, o mais antigo programa de entrevistas da televisão brasileira, o #Provoca com Marcelo Tas, o Jornal da Cultura, além da programação infantil, entre outros.
 
Para o diretor de Rede da TV Cultura, Fábio Borba, a expectativa é de uma parceria duradoura e promissora. “A TV Cultura será uma extensão da UPFTV e a UPFTV, da mesma forma, será uma extensão da TV Cultura. Produziremos muitos conteúdos, levaremos a realidade, o factual e documentários da região norte do Rio Grande do Sul para todo o Brasil. O compromisso é oferecer uma programação rica de cultura, de educação e de entretenimento para os lares de Passo Fundo e região”, declara Borba.
 
A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), mantenedora da UPFTV, por meio do seu presidente, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, enfatiza a importância desta parceria. “A UPFTV, já muito sólida, se vincula à principal TV de cultura do país, com programas reconhecidos e premiados, com qualidade científica e acadêmica, com seus jornais, programas de debates e entrevistas, programas infantis. A UPFTV passa a transmitir a TV Cultura com exclusividade, em canal aberto, para toda a região”, destaca Pereira Neto.
 
Confira aqui a programação completa da TV Cultura.
 
Programação factual com muita educação e cultura
Esta parceria está atrelada a característica da UPFTV de sempre oferecer ao público uma programação moderna, de qualidade e diversificada, reforçando o compromisso com a educação e cultura. “O mundo está mudando de forma muito rápida e a pandemia parece ter acelerado ainda mais esse processo. A forma de as pessoas consumirem o veículo ‘televisão’ também vem mudando e, neste ano, buscamos por um parceiro mais voltado para as questões jornalísticas factuais, sem deixar de lado o caráter educativo dos conteúdos produzidos por eles e por nós”, afirma a supervisora da UPFTV, Taís Rizzotto.
 
A UPFTV é a emissora, em canal aberto, que tem o maior tempo de produção local em Passo Fundo e região. Desde o ano passado, a UPFTV oferece uma programação multiplataforma ao público da região, por meio do programa Café Expresso. “Diante desta grande mudança que fizemos em nossa programação local, em novembro de 2019, entendemos que precisávamos de um parceiro que oferecesse um conteúdo que se aproximasse mais do que atualmente estamos produzindo”, observa Taís.
 
Parcerias significativas
Neste mês de agosto, UPFTV completou 15 anos em Canal Aberto. E neste período, sempre manteve parcerias importantes. Uma delas foi a relação com o Canal Futura. “Somos muito agradecidos pelos 15 anos de trabalho junto ao Canal Futura, pois construímos uma bonita história ao lado deles. Destaco o programa Mundo da Leitura, que foi ao ar em rede nacional durante 10 anos, e uma recente oportunidade que tivemos de trabalhar com eles, na produção de um conteúdo educativo voltado ao universo da ciência: a série Infinito²”, salienta Taís.
 
Programação multiplataforma

Café Expresso com os jornalistas  jornalistas Gerson Pont,
Taís Rizzotto e Zulmara Colussi

 

Em 2019, a UPFTV, em parceria com a Rádio UPF, passou a oferecer uma programação multiplataforma ao público da região, por meio da transmissão do programa Café Expresso, apresentado pelos jornalistas Gerson Pont, Taís Rizzotto e Zulmara Colussi.

O Café Expresso vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h (primeira edição) e das 12h às 14h (segunda edição). “São quatro horas de programação ao vivo, local e diferenciada, transmitida ao mesmo tempo pela rádio, televisão aberta, televisão fechada, aplicativo e site. A iniciativa é inédita no interior do estado e vem colhendo bons resultados”, comenta a supervisora da UPFTV.
 
A UPF TV é transmitida nos canais 4 (aberto) e 14 (NET), em Passo Fundo; e nos canais da TV aberta: 20, em Carazinho; 30, em Soledade; 54, em Marau.