Cultura

UPF sedia evento global em comemoração ao aniversário do Linux

18/08/2017

18:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por iniciativa do Programa de Extensão Conexões Tecnológicas do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) e com a colaboração de diversos voluntários entusiastas, sediará uma edição de um evento inédito na região: o Linux Day. O evento é uma celebração global que ocorre anualmente, e neste ano comemora o 26º aniversário do Sistema Operacional Linux.

O Linux Day 2017 @ UPF ocorrerá no dia 26 de agosto, no campus central da UPF, prédio B5, e contará com uma programação diversificada, contemplando atividades para iniciantes, profissionais, colaboradores e curiosos sobre a cultura do Software Livre, a liberdade digital e GNU/Linux. A programação completa e informações sobre inscrições estão disponíveis no site do evento.

Inscrições gratuitas aqui. Após a inscrição, reserve sua vaga em uma oficina, enviando e-mail com nome completo e nome da oficina selecionada para capti@upf.br, usando o assunto “Linux Day 2017”.

Programação

8h às 10h30min: Oficinas

GNU/Linux para iniciantes: quem tem medo do terminal? - Trabalhando na linha de comando em um terminal GNU/Linux, paralelo entre ações em uma interface gráfica e uma interface de linha de comando, manipulando processos e sistema de arquivos. Ministrante: Leonardo Constantin (Fábrica de Software UPF)

GNU/Linux eh o caralho... SIM! - Compilação do kernel do Linux e outras tarefas avançadas neste sistema. Ministrante: João Marcos Floriano

Docker: uma introdução a conceitos de containers e orquestração - História do Docker, visão geral da arquitetura, container vs máquina virtual. Quem participará da oficina terá a oportunidade de ter contato com a tecnologia e conseguir montar um ambiente web em sua máquina. Ministrante: Artur Magalhães (Compasso)

10h45min às 12h: Painel

Cenário atual do GNU/Linux e perspectivas futuras - Com a presença de Dionatan Simioni, youtuber do Canal DioLinux

Toda a manhã

Distro Demo “Use sem MEDO”: Durante todo o evento estará ocorrendo demonstração de diferentes distribuições e ambientes Linux para você experimentar.

Festival de instalação: Traga seu notebook/PC que ajudaremos a instalar Linux. É possível usar o Linux e o Windows na mesma máquina. Faça backup dos seus dados antes.