Geral

UPF sedia encontro de veterinários especializados em suínos

06/12/2017

12:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Para debater aspectos relacionados à sanidade e à reprodução de suínos, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, alunos, professores e profissionais do setor da suinocultura para o encontro da Regional Sul da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves). Essa é a segunda vez que a Instituição recebe o evento, que debate a cadeia produtiva da suinocultura.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UPF e organizador do encontro, professor Dr. Eraldo Zanella, trata-se de um encontro técnico onde são discutidos os desafios da cadeia no Brasil. Segundo ele, o Rio Grande do Sul é um dos grandes produtores de suínos. “Esse encontro é uma forma de levarmos mais conhecimento técnico aos produtores, veterinários e estudantes de Medicina Veterinária. É uma cadeia importante pelo número de pessoas envolvidas no setor”, aponta ele, informando que são cerca de 1,8 milhões de fêmeas suínas no campo e boa parte da produção é exportada, mais de 60%.

O evento iniciou com a palestra da chefe geral da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), Janice Reis Ciacci Zanella, que versou sobre “Implicações do diagnóstico de PRRS no Uruguai e os riscos para a suinocultura do Brasil”. Ainda pela manhã, a pesquisadora da UFRGS Karine Ludwig Takeuti abordou o tema “Transmissão e controle da pneumonia enzoótica”.

A atividade contou com um almoço preparado pelo mineiro Daniel Barbosa Furtado, que fez pratos da culinária típica de Minas Gerias para a degustação, utilizando como base a carne suína. À tarde, a programação segue com mais duas palestras, sobre “Desafios e estratégias relacionadas com o peso ao nascimento”, por Andre Luis Mallman, da UFRGS; e “Manejos reprodutivos que interferem na produtividade do rebanho”, com Ana Paula Gonçalves Mellagi, também da UFRGS. O presidente da Abraves, Andre Hagemann prestigiou o encontro.