Ensino

UPF sedia curso Estatística sem Trauma

24/04/2017

14:45

Por: Assessoria de Imprensa

O Instituto Ciências Exatas e Geociências (ICEG), o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e a MN Consultoria Estatística e Pesquisas, promovem, de 03 de maio a 17 de junho, o curso Estatística sem Trauma. As inscrições para o módulo I seguem abertas até 27 de abril no site www.upf.br/agenda. O curso é EAD e a aula presencial será no Laboratório Central de Informática, prédio B5, Campus I.

A organização da atividade está a cargo do pós-graduando do PPGCA e membro da MN Consultoria Estatística e Pesquisas, Marcio Nicolau e do professor Dr. José Mauricio Cunha Fernandes (ICEG/UPF). O público alvo são alunos dos cursos de graduação, MBA, especialização e Pós-Graduação, regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior (IES).

De acordo com eles, o trabalho de pesquisa e apresentação de resultados científicos é baseado na comprovação por evidências, em praticamente todas as áreas de conhecimento é utilizada alguma forma de análise de dados com a finalidade de aumentar o entendimento em relação ao fenômeno sob estudo ou comprovação de hipóteses cientificas. Neste contexto, o curso apresenta de forma simples e intuitiva as bases científicas de uso das ferramentas básicas e mais comuns de estatística necessárias para conduzir estudos científicos e construir conhecimentos a partir da análise de dados. 

Entre os objetivos estão apresentar ao aluno o correto uso e entendimento de métodos de estatística básica, revisão e apresentação de conceitos, testes paramétricos e não-paramétricos; apresentar as fases de um trabalho estatístico; apresentar e discutir as aplicações e usos destas técnicas em diversas áreas do conhecimento; ampliar a visão analítica do aluno no que se refere a interpretação e desenvolvimento de tabelas e gráficos; apresentar e discutir o processo de escolha da melhor forma de apresentar os resultados nas formas tabulares e gráficas; introduzir o conceito de testes de hipótese e análise conclusiva de dados e apresentar o uso de ferramentas para realização de estudos e análises. 

Metodologia 
O curso será desenvolvido na forma semipresencial, por meio do ambiente virtual de aprendizado oficial da UPF (www.upf.br/moodle - plataforma Moodle) e uma aula presencial no laboratório de informática do LCI, com previsão de 7 horas semanais de atividades (última semana com 8 horas – 4 EAD + 4 LCI) totalizando 36 horas. O programa do curso será elaborado e executado pelos ministrantes, que darão o suporte aos alunos de tutoria técnica e pedagógica. O curso está estruturado em quatro módulos, que podem ser desenvolvidos pelo aluno entre as datas de início e termino do mesmo, a partir da rotina de estudos estabelecia pelo próprio cursista. Os módulos seguem a modalidade específica dos cursos à distância, que se caracteriza pela flexibilização cronológica das atividades. 

Programação 
MÓDULO 1: Primeiros passos no aprendizado de estatística básica para uso no dia-a-dia com análises de dados e trabalhos científicos. Apresentação dos conceitos de população e amostra, medição e tipos de informação, medidas de posição e dispersão.

MÓDULO 2: Introdução ao conceito de probabilidade e as principais distribuições discretas e contínuas. Espaço amostral e eventos. Distribuições para inferência. Testes de hipótese, tipos de erro e níveis de significância. 

MÓDULO 3: Testes de hipótese paramétricos (Teste t de Student, ANOVA, Qui-Quadrado) e não-paramétricos (Shapiro-Wilks, Levene, Mann-Whitney, Wilcoxon); correlação (Pearson, Kendall, Spearman); cálculo de intervalos de confiança e dimensionamento de amostras. 

MÓDULO 4: Suposições teóricas e validação de modelos ANOVA, análise gráfica, técnicas de apresentação gráfica, introdução à ferramenta R, geração de gráficos e ajustes finos para publicação, técnicas de elaboração de tabelas e redação científica de resultados estatísticos. 

Informações importantes
Para participar é necessário ser aluno ativo e regular de IES. O investimento é de R$ 280,00. A avaliação do curso será realizada conforme o instrumento previsto no Módulo 4. As informações coletadas darão origem a um relatório de dados estatísticos e qualitativos sobre o curso.