Notícias UPF

UPF sedia cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Gelsoli Casagrande

Alunos, professores, secretarias de educação e familiares dos premiados participaram do evento que aconteceu nessa sexta-feira, 23, no Centro de Eventos da UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou na tarde dessa sexta-feira, 23 de junho, a cerimônia regional de premiação 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos da UPF e reuniu pais, familiares, professores e autoridades para prestigiar a entrega de medalhas e certificados aos alunos da educação básica de escolas públicas municipais, estaduais e federais que participaram da 12ª edição da OBMEP.

Em 2016, as escolas privadas foram convidadas a participar das provas. Ao todo, 18 milhões de estudantes realizaram as provas que aconteceram nos dias 7 de junho e 10 de setembro de 2016. Desses, 6,5 mil receberão medalhas. Na região Norte do estado, que contempla 145 munícipios, foram entregues 36 medalhas de bronze, 11 de prata e seis medalhas de ouro. Durante a cerimônia, os medalhistas de ouro receberam apenas o certificado. A medalha de ouro será entregue no Rio de Janeiro, em cerimônia nacional. Os alunos premiados também foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Junior. 

Além dos alunos, durante o evento também foram reconhecidos professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. Foram 11 professores premiados, oito escolas e duas secretarias municipais de educação. 

A professora da UPF e coordenadora da OBMEP na região Norte do Estado, Rosa Maria Tagliari Rico destacou durante a abertura do evento o número cada vez maior de premiados na região e creditou esse crescimento ao apoio dos professores que acreditam no projeto, inscrevendo suas escolas e motivando seus alunos. “Sabemos da dificuldade que as escolas enfrentam, junto com a educação do nosso país. Apesar das dificuldades, podemos contar com pessoas capazes de fazer a diferença. Vocês, premiados, são exemplos e o seu desempenho e dedicação hoje são reconhecidos perante nós. Acreditamos muito em vocês e no futuro que lhes aguarda”, disse a professora. 

A vice-reitora de Graduação da UPF, professora Rosani Sgari parabenizou os alunos premiados e ressaltou a importância da presença dos pais, amigos e familiares e do apoio dos professores a iniciativas como a OBMEP. “Vocês são o futuro do país, porque me parece que os cálculos andam bastante equivocados no que diz respeito ao nosso país e vocês são o potencial da mudança, local, regional, estadual e nacional. Entendemos que pela educação nós fazemos e continuaremos fazendo a diferença como vocês estão fazendo aqui hoje. Vocês são a nossa esperança. Vocês são extremamente talentosos e especiais”, completou.

OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A OBMEP teve início em 2005, é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é considerada a maior olimpíada de matemática do mundo.

Confira aqui a lista completa de alunos e escolas premiados.