Universidade

UPF recepciona intercambistas estrangeiros

17/02/2017

14:38

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Gelsoli Casagrande

Grupo foi acolhido na manhã desta sexta-feira, 17, em um momento de troca de informações

Há pouco mais de uma semana, oito jovens saíram de seus países para vivenciar uma experiência enriquecedora: realizar um intercâmbio acadêmico no Brasil. Na bagagem, o sonho de conhecer outra cultura, de buscar novos conhecimentos, de aproveitar ao máximo o que o país tem a oferecer. Para isso, escolheram a Universidade de Passo Fundo (UPF), opção que foi baseada nas boas referências que receberam de intercambistas que passaram pela Instituição. Nesta sexta-feira, 17, os alunos estrangeiros foram acolhidos pela UPF, com café da manhã e um momento de conversa e troca de informações.

Neste semestre, ao todo, nove alunos intercambistas realizam cursos de graduação na UPF – oito deles que chegaram neste início de semestre –, vindos do México, do Chile e da Espanha. Conforme a assessora internacional, professora Gisele Benck de Moraes, que acompanhou e recepcionou o grupo de intercambistas, a UPF já recebeu mais de 250 alunos estrangeiros e encaminhou mais de 450 acadêmicos para intercâmbio

Segundo ela, há 12 anos, a UPF realiza a atividade de integração, recepcionando e auxiliando os novos alunos com informações institucionais. “Temos essa tradição e a UPF vem de um processo de internacionalização, por isso, queremos atender tanto ao aluno estrangeiro quanto aos nossos acadêmicos que vão para outros países nesse momento de acolhimento e de mudanças. Queremos estar junto aos nossos alunos para fazer esse acompanhamento”, destaca a assessora.

Experiência

Do México, o intercambista Joaquin Garcia Flores veio para Passo Fundo em busca de novas referências na área da Odontologia. Ele agradeceu a recepção e disse estar impressionado com as pessoas. “São muito amáveis, têm uma cultura muito rica e uma energia especial”, comenta. Para ele, as expectativas são grandes, especialmente pela excelência no ensino e pela tecnologia avançada disponível na UPF e da qual tanto ouviu falar, ainda em seu país.

A mexicana Paola De La Torre Carlos vem da Universidade de Águas Calientes para cursar Design de Produto e já vai aproveitar para cursar disciplinas de Publicidade e Propaganda. Para ela, o que motivou a vinda para a UPF foi a carreira de design, que tem um perfil diferente do que aquele que caracteriza a profissão no México. O idioma também motivou a vinda de Paola.

Além dos cursos de Odontologia e de Design de Produto/Publicidade e Propaganda, que Joaquin e Paola vão cursar, os intercambistas estarão inseridos nos cursos de Artes Visuais, Psicologia e Fonoaudiologia.

Parceiros

Estiveram presentes na recepção aos intercambistas os parceiros deste semestre, João Henrique Cenci, do curso de Arquitetura; e Ana Dóro Morin, do curso de Enfermagem. É a terceira vez que João é parceiro e a segunda vez que Ana também atua no programa, que auxilia os alunos estrangeiros na sua adaptação à cidade e à Universidade.