Ensino

UPF recebe seminário sobre identidade e imagem das universidades comunitárias no Sul do Brasil

20/04/2017

16:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sedia na próxima semana, dias 23 e 24 de abril, o 3º Seminário Rede Grupo de Pesquisa Identidade x Imagem Institucional das universidades comunitárias no Sul do Brasil. O evento contempla um programação de palestra e encontros de trabalho sobre o projeto “Identidade institucional versus imagem institucional das Universidades Comunitárias no sul do Brasil”.

As atividades iniciam no domingo (23), às 20h, no Quiosque da Associação dos Professores da UPF, onde haverá um churrasco. Já na segunda-feira (24), as ações acontecem na sala 201 da Faculdade de Educação (Faed), Campus I. A partir das 8h, ocorre a palestra “Redes colaborativas”, com Graziela Fátima Giacomazzo (Unesc). Em seguida, às 9h15min, está prevista uma apresentação e discussão dos resultados da pesquisa “O conceito das Universidades Comunitárias das IES entrevistadas: algumas reflexões”, com Isaura Maria Longo (Univali). Logo após, às 10h30min, Hans Peder Behling e João Francisco de Borba (Univali) debaterão os Resultados do Grupo Focal Piloto.

Pela tarde, às 13h30min, uma reunião com a Reitoria da UPF está programada, e, às 14h, serão feitos os encaminhamentos para os grupos focais nas Instituições de Ensino Superior (IES). O encerramento do Seminário será às 15h30min.

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar do evento que é gratuito e não necessita de inscrição.

O projeto

O projeto de pesquisa “Identidade institucional versus imagem institucional das Universidades Comunitárias no sul do Brasil” foi inicialmente proposto por professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Institute of Education/University College London (IoE/UCL), sob a coordenação da professora Regina C. L. Hostins (Univali). O mesmo foi contemplado com financiamento do Edital Universal do Cnpq/2014.

Em 2016, um grupo formado por professores e funcionários da UPF passou a integrar a rede de pesquisa interinstitucional e internacional que compõe o projeto, o qual tem como objeto o modelo comunitário de universidade localizado no sul do Brasil (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e visa analisar a interface entre identidade e imagem institucional das Universidades Comunitárias da região sul do país. Pretende-se investigar, nesse sentido, como tais instituições se veem e como elas são vistas pela sociedade.

Metodologicamente, a amostra é composta por quatro universidades, tendo sido selecionadas três das duas maiores universidades comunitárias laicas de cada um dos estados (em termos de número de alunos), quais sejam, Univali e Unoesc, em Santa Catarina, e UCS e UPF, no Rio Grande do Sul. Está previsto, como procedimento metodológico, um processo de triangulação de informações, composto pelos vértices: (1) Universidades Comunitárias; (2) comunidades nas quais estas universidades estão inseridas; (3) interface identidade e imagem institucional destas universidades. A pesquisa é conduzida simultaneamente em três frentes: (a) pesquisa documental, com base em documentos nacionais e institucionais; (b) pesquisa de campo, com a finalidade de examinar os discursos predominantemente utilizados pelas Universidades e (c) seminários, tanto entre os integrantes da rede de pesquisa, quanto envolvendo a comunidade interna e externa das instituições que compõem a amostra, com a finalidade de realizar coletas e discussões colaborativas de dados.

Os seminários com a comunidade são desenvolvidos a partir de grupo focal com imagens, com base em metodologia construída por professores e funcionários da UPF ligados à Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e ao Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (NexPP) da UPF.