Geral

UPF recebe atletas do Cefa para avaliações físicas

09/01/2018

15:41

Por: Filippe de Oliveira Martins

Fotos: Leonardo Andreoli

O Laboratório de Biomecânica da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) iniciou 2018 realizando as avaliações físicas da equipe de voleibol feminino Centro de Formação e Treinamento de Atletas de Alto Rendimento (Cefa), de Marau. A atividade ocorreu na tarde dessa terça-feira, 9 de janeiro, e contou com a participação de acadêmicas do curso de Educação Física, as quais foram supervisionadas pelos professores Gilnei Lopes Pimentel e Cleiton Bona.

A ação envolveu um aquecimento das jogadoras na bicicleta ergométrica, testes de flexibilidade e impulsão vertical e avaliação de força no Dinamômetro Isocinético. O aparelho é capaz de avaliar a força, com flexão e extensão de joelho, e verificar o equilíbrio muscular entre o membro dominante, o não dominante direito e esquerdo, além de constatar o nível de fadiga e o equilíbrio muscular da parte anterior e posterior da coxa.

O presidente do Cefa, Arthur Guzzo Fraccanabbia, comenta a importância das avaliações. “Tanto para nós, em um âmbito geral, quanto para a fisioterapia e a preparação física do time, é fundamental ter esse tipo de informação privilegiada. Com base nisso, os preparadores físicos e o fisioterapeuta conseguem elaborar todo o planejamento de cargas de trabalho com segurança para que as atletas desempenhem o melhor papel na Superliga Nacional, competição na qual o grupo fará sua estreia no dia 25 de janeiro, em Minas Gerais”, disse.

No decorrer do mês de janeiro, o Laboratório deve receber as equipes do Esporte Clube Passo Fundo e do Atlântico Futsal, de Erechim, para serem avaliadas.