Vestibular

UPF recebe 8.770 inscritos no Vestibular de Verão

14/11/2017

16:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Neste sábado, candidatos fazem provas na estrutura multicampi, a partir das 14h

A tradição e a qualidade educacional da Universidade de Passo Fundo (UPF) novamente foram diferenciais considerados por quem busca sua formação superior. Neste sábado, dia 18 de novembro, 8.770 candidatos fazem provas para ingressar em 58 cursos de graduação oferecidos pela UPF neste processo seletivo, tanto em Passo Fundo quanto na estrutura multicampi, em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

A posição de referência que a UPF ocupa no estado e no país e sua tradição são, para a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, justificativas para esse expressivo número de candidatos. De acordo com ela, a Instituição prima pela excelência acadêmica e investe, igualmente, em pesquisa e atividades de extensão, e esse esforço tem sido recompensado. “Esse bom resultado de inscritos confirma novamente o processo ascendente de qualificação da UPF, que tem figurado também em importantes indicadores neste ano, como as avaliações do Ministério da Educação, o ranking da Folha de São Paulo e o Guia do Estudante”, explicou.  

Na opinião da professora, os constantes investimentos em infraestrutura, como equipamentos de ponta para utilização nos diferentes laboratórios e clinicas, são fundamentais para a escolha do candidato pela UPF, mas o que realmente mobiliza o futuro acadêmico são as mudanças que a UPF vem realizando nos currículos de seus cursos. “Ao longo de três anos, mais de 30 cursos passaram por modificações que marcam um novo ciclo na UPF, pois envolvem o uso de novas metodologias de ensino, novas tecnologias de informação, flexibilização curricular e interdisciplinar. Logo, fica claro que esse índice é fruto de um conjunto de ações e do trabalho comprometido desenvolvido por nossos professores e colaboradores”, frisa a vice-reitora.

Cursos mais procurados

Medicina figura novamente como o curso mais procurado do Vestibular de Verão da UPF, com mais de 70 candidatos por vaga. Ainda, estão entre os mais procurados os cursos de Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Agronomia. 

Prova

A prova, que acontece no dia 18 de novembro, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, já os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.

Programa Recomeçar Plus

A UPF oferece ingresso diferenciado, por meio de prova única de redação, a pessoas com idade mínima de quarenta anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas em diferentes cursos. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por esse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

PAE UPF pré-aprovado

O Plano de Apoio Estudantil (PAE UPF) é um programa que garante aos matriculados das graduações da UPF a oportunidade de cursar a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes serão restituídos à UPF pelo aluno após a conclusão do curso, com um ano de carência. Com a pré-aprovação, o desconto já incide sobre a parcela da matrícula. A confirmação da concessão do benefício fica condicionada ao atendimento do disposto no edital específico.

Benefícios financeiros

Além do PAE/UPF, o Vestibular de Verão oferta outros benefícios financeiros. Dentre as bolsas, estão o Prouni, dirigido a estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública; a Bolsa Auxílio 25%, que prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B); e a Bolsa FUPF, que prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (manhã); Artes Visuais (B e L); Educação Física (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); História (L); Letras - Português e Espanhol (L); Letras - Português e Inglês (L); Matemática (L); Música (L); Pedagogia (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); Campus Carazinho: Pedagogia (L); Campus Lagoa Vermelha: Pedagogia (L); Campus Soledade: Educação Física (L) e Pedagogia (L).

Dentre os financiamentos, está o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF; o Programa Emergencial de Crédito (PEC) próprio da Instituição, um benefício estudantil regido por edital específico e de fluxo contínuo; além do Fies, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação, segundo seus critérios. O Fies tem inscrições realizadas no site http://www.sisfiesportal.mec.gov.br/ e segue um regramento próprio.

Informações

Saiba mais sobre as opções de bolsas e financiamentos no site do Vestibular, em vestibular.upf.br. Dúvidas podem ser esclarecidas, também, pelo “Disque Vestibular”, 0800-701-8220, ou pelo e-mail informacoes@upf.br.