Universidade

UPF realiza workshop sobre sanidade em peixes

24/10/2017

15:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório do curso de Medicina Veterinária, no Campus I da UPF e também terá atividades práticas no Cepagro

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza nos dias 7 e 8 de novembro um Workshop sobre Sanidade em Peixes. O evento é uma realização da vice-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (VRPPG) da UPF; da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), por meio do curso de Medicina Veterinária; do Programa de Mestrado em Bioexperimentação (PPGBioexp); e do laboratório de Microbiologia e Imunologia Avançadas.

As atividades iniciam às 8h, no dia 7 de novembro, com recepção e às 8h30min será apresentado um panorama da piscicultura no Rio Grande do Sul. A manhã segue com dois debates: “Tilapicultura: Estamos preparados para o cultivo da tilápia no RS?” e “Problemas dos agrotóxicos como causa de mortalidade em peixes”. À tarde, outros temas serão explanados, tais como “Nutrição e sanidade de peixes”, “Doenças parasitárias de importância na piscicultura” e “Fitoterápicos: benefícios para a saúde dos peixes”. As atividades ocorrem no auditório do curso de Medicina Veterinária, no Campus I da UPF.

No dia 8 de novembro, pela manhã, serão debatidos, no auditório da Medicina Veterinária, temas como “Doenças bacterianas de importância na piscicultura” e “Aplicabilidade de imunomoduladores e vacinações na prevenção de doenças”. O evento também terá a apresentação de projetos e resultados sobre pesquisas em sanidade em peixes. Durante a tarde, serão realizadas atividades práticas no Cepagro, com abordagem a temas como aplicação de fitoterápicos e imunomoduladores na ração e anatomia de peixes, identificação de lesões, necropsia, coleta e acondicionamento de material biológico para o transporte e o diagnóstico de doenças em peixes

A atividade conta com o apoio do Projeto “Profilaxia e diagnóstico de infecções e contaminações de carnes como estratégia para aumentar a segurança alimentar”, desenvolvido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Informações

Inscrições e informações pelo e-mail ppgbioexp@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8171.